fbpx
Boa alimentação

Calculadora de IMC: Entenda o resultado, importância e limitações

Qual é o seu peso ideal?

Você já deve ter ouvido falar do índice de massa corporal (o famoso IMC). Ele pode servir de parâmetro para saber se um indivíduo está com sobrepeso, no peso ideal ou abaixo do peso recomendado. Ele pode parecer um simples cálculo matemático, mas exerce um papel social fundamental, já que é uma maneira simples de saber dados sobre a sua saúde. Continue aqui! A partir de agora você poderá calcular o seu IMC, descobrir se você está com a massa ideal para a sua altura, e também se esse método é realmente confiável.
Nesse sentido, é importante levantar alguns dados para entender a dimensão do problema da obesidade no Brasil: Segundo pesquisa realizada por universidades do Brasil e Chile, e resultados divulgados pela Agência Brasil, no nosso país, a prevalência do excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019. Já a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no mesmo período. O estudo ainda prevê como poderão estar os brasileiros daqui a oito anos: a prevalência de excesso de peso pode chegar a 68%, e a de obesidade a 26%, ou uma a cada quatro.

O que é o IMC e até que ponto posso confiar nele?

A fórmula do IMC foi criada pelo matemático e astrônomo belga Lambert Adolphe Jacques Quételet em 1832 e recebeu originalmente o nome de “Índice de Quételet”, mas foi rebatizada com o nome atual pela OMS em 1972.

Ou seja, esse é um índice confiável e amplamente divulgado pela OMS. Use sem medo!

Todavia, apesar de ser uma maneira simples e acessível para classificar os padrões de saúde relacionados ao peso, o IMC possui inúmeras limitações, e não é o suficiente para determinar a saúde de uma pessoa. Segundo o orientador físico Chico Kryzozun, em recente entrevista para a revista Vitale: “O famoso IMC é ótimo para o aluno ter uma noção de antemão a respeito do estado da sua saúde. Contudo, o método tem muitas limitações e não pode basear decisões profissionais de treino e alimentação. Nos meus alunos de personal trainer costumo fazer a avaliação no protocolo antropométrico das 7 dobras, pois assim consigo ter dados os suficientes para formular os treinos. Mas para chegar em resultados mais certeiros, o ideal é consultar também um nutricionista, que terá toda a aparelhagem para realizar a bioimpedância”. Clique aqui e confira a entrevista completa sobre como ganhar massa magra.

Calcule seu Índice de Massa Corporal: IMC = PESO / ALTURA²

Ele é o resultado da divisão do seu peso (em Kg) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado.

Powered by YAZIO

● 16 a 16,9 kg/m² – Muito abaixo do peso
● 17 a 18,4 kg/m² – Abaixo do peso
● 18,5 a 24,9 kg/m² – Peso normal
● 25 a 29,9 kg/m² – Acima do peso
● 30 a 34,9 kg/m² – Obesidade grau 1
● 35 a 40 kg/m² – Obesidade grau 2
● maior que 40 kg/m² – Obesidade grau 3

E aí? Como está o seu índice? Se você ficou preocupado com o seu peso depois de ler esse conteúdo, temos uma recomendação que pode te ajudar muito no processo de retomada da sua saúde: O guia alimentar para a população Brasileira é um documento inovador, de fácil entendimento, extremamente esclarecedor e reconhecido internacionalmente por suas recomendações. Seguindo as orientações dele, pode ter certeza que sua saúde estará bem cuidada. Além disso, é imprescindível consultar profissionais capacitados para te ajudar nesse processo. Dito isso, agora te passamos o bastão, só você pode agir para melhorar sua qualidade de vida, priorize sua saúde sempre.