fbpx
Boa alimentação Vitale 38

Construindo uma vida mais saudável e equilibrada

Conversamos com a nutricionista Daniele Kerner de Paula para entendermos como uma alimentação adequada, aliada a um plano de treino bem estruturado, pode ser a chave para atingir seus objetivos de saúde e forma física.

Ouça este conteúdo

Manter uma vida saudável e equilibrada é uma busca constante que envolve dois pilares fundamentais: alimentação e treino, atos que melhoram a qualidade de vida e proporcionando energia, vitalidade e bem-estar.

Conversamos com a nutricionista Daniele Kerner de Paula para entendermos como uma alimentação adequada, aliada a um plano de treino bem estruturado, pode ser a chave para atingir seus objetivos de saúde e forma física.

A base começa alimentação consciente e nutritiva

Corra das dietas das redes sociais! A nutricionista fala que “as dietas da moda são potencializadoras para o fracasso”.

“Não possuem comprovação científica e causam confusão dos conhecimentos associados a alimentos e alimentação. Um plano alimentar adequado e saudável terá todos os grupos de alimentos, será baseado naqueles não processados, como frutas, verduras e legumes, proteínas magras e grãos integrais e não integrais”, complementou. Ou seja, com comida de verdade, sem apelos sem extremos.

Alimentação certa para o objetivo certo

Para conseguir chegar no seu objetivo, é necessário entender o que seu corpo precisa para a sintonia funcionar: a adaptação da alimentação ao tipo de treino fará diferença no desempenho, performance e resultados.

Daniele explica que, por exemplo, a utilização de carboidrato cresce progressivamente com o aumento da intensidade do exercício, sendo a fonte de energia mais importante para o exercício anaeróbico de alta intensidade e o de intensidade moderadamente alta.

“As proteínas também são necessárias para diversas funções metabólicas importantes relativas ao desempenho no exercício, incluindo a promoção do crescimento e da restauração dos músculos e de outros tecidos. Portanto, a individualização da dieta relacionada com o tipo de treino maximiza o desempenho”, explica.

Ingerir alguns alimentos específicos pode melhorar cada vez mais o desempenho de quem realiza exercícios físicos. “O desempenho durante o treino depende de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) assim como da organização deles no pré-treino e pós-treino”, explica Daniele.

Alguns grupos de alimentos não devem ser negligenciados por quem pratica atividades físicas, como os carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, frutas e vegetais,

“Todos os alimentos possuem uma importância inquestionável para a promoção da saúde, manutenção ou perda de peso”, conta Daniele.

O equilíbrio é a chave

Estamos falando sobre cultivar um relacionamento positivo com o seu corpo, priorizando o autocuidado e apreciando os benefícios de uma vida saudável e equilibrada, com uma alimentação nutritiva de “comida de verdade”, para manter a saciedade por mais tempo, evitando os produtos industrializados.

“É necessário fazer refeições equilibradas em termos de macronutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, sem exclusão de grupos e refeições, estabelecendo uma rotina alimentar bem estruturada. Além disso, priorizar a hidratação e o sono adequado ajuda a controlar o apetite”, acrescenta a nutricionista.

Ressaltamos: se trata de um estilo de vida, não de uma solução rápida. Pequenas mudanças ao longo do tempo podem levar a resultados significativos. E, consultar um profissional de saúde é importante para determinar a necessidade individual.

Adicione Comentário

Clique aqui para publicar um comentário