fbpx
Comunidade Vitale 38

Outubro Rosa: prevenção é o melhor tratamento

Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade filantrópica que atende mulheres, homens e crianças trabalha voluntariamente, há 67 anos.

Ouça este conteúdo

Atividades em Cruz Alta pela Liga Feminina de Combate ao Câncer

O levantamento Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), projeta o de mama feminina como o 1º, em números, no estado do Rio Grande do Sul para 2023, totalizando 3.720 casos.

Tirando esses números das estatísticas e trazendo eles para o mundo real, são pessoas que necessitam de amparo nesse momento tão delicado. É nesse contexto que a Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade filantrópica que atende mulheres, homens e crianças trabalha voluntariamente, há 67 anos.

Anos dedicados ao voluntariado

A LFCC foi fundada no dia 30 de abril de 1954 em Porto Alegre. Em 1956, o núcleo de Cruz Alta teve como fundadora Dona Otilinha Molz Westphale e, desde então, realiza um trabalho de solidariedade humana, fundamental para amenizar a dor das pessoas carentes e doentes, procurando sempre dar apoio emocional, material e espiritual. Também fornece medicamentos, consultas, pagamentos de exames e encaminhamentos hospitalares. A entidade procura ainda levar informações, fazendo palestras em escolas, centros comunitários e lugares públicos.

Para receber atendimento da Liga basta fazer o cadastro. Por ser uma entidade filantrópica, sem fontes de renda fixa a LFCC supera suas necessidades com jantares, chás, brechós, auxílios da comunidade e com participações em eventos promovidos por outras associações.

Hoje, a Liga de Cruz Alta atende cerca de 190 a 200 pacientes diretamente que se encontram em tratamento intensivo e temporários. Entre estes: 120 mulheres, na maioria com câncer de mama; 72 homens, em sua maioria com câncer de próstata e 6 crianças que fazem o tratamento em Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre.

A sua sede se localiza junto ao Hospital Santa Lúcia sendo presidida atualmente pela Clarice Silveira Netto.

Outubro Rosa 2023

Nesse ano, o mês de alusão ao combate do câncer de mama – Outubro Rosa, já começou sua programação que, como cita a Presidente Clarice Netto, ainda está aberta e em atualização:

02/10 – Visita nas lojas da cidade com distribuição de cartazes para as vitrines

06/10 – Panfletagem na XVII Fenatrigo

20/10 – Palestra em empresas de Cruz Alta

21/ 10 – Posto de Saúde Bairro Bonini

25/10 – Posto de Saúde Bairro Benjamin Nott

28/10 – Almoço com pacientes e familiares com caminhada em torno da Praça da Prefeitura

As ações seguirão sendo de conscientização, principalmente para “se defender” do câncer de mama, ensinando a realizar autoexames e manter os de rotina sempre em dia.

O câncer de mama, quando descoberto a tempo, é curável.