fbpx
Odonto

Como saber se tenho bruxismo nos dentes?

Atenção aos sintomas do bruxismo nos dentes
Alguém com sintomas de bruxismo por aí?

O bruxismo, já ouviu falar? Ele pode acometer tanto homens quanto mulheres de qualquer idade, inclusive é frequente na época da dentição mista, quando a criança troca os dentes.

Bruxismo, descubra como tratar

 

O Dentista Dr. Matteo Baiotto Soares topou o desafio da nossa equipe e elencou os principais pontos sobre a doença. Siga lendo para desvendar as causas, sintomas e curiosidades. A qualquer momento, se você notar que tem algum sintoma, não hesite em procurar o seu dentista. 

O nome deriva do grego Bruchein, na prática nada mais é do que o apertamento, fricção ou atrito dos dentes entre si, sem finalidades funcionais. Se trata de uma atividade parafuncional diurna ou noturna que inclui cerrar, apertar e ranger os dentes. Tudo isso ocasiona a desordem de movimentos periódicos e estereotipados do sistema mastigatório que envolve ranger ou apertar os dentes durante o sono.

Ok, mas quais são as causas?

Geralmente está relacionado com a ansiedade, estresse, pessoas que apresentam hiperatividades e agitadas, ou também com algum tipo de desequilíbrio emocional. Além disso, há históricos de pacientes que usam substâncias químicas como o fumo, uso de medicamentos, drogas ilícitas e também o consumo de álcool em excesso.

>> Veja aqui receitas de suco para aumentar a imunidade

 

Sinais e sintomas

– Dor de cabeça na região do músculo temporal (lateral da cabeça)

– Estalido e travamento da articulação temporo mandibular

– Hipertrofia do músculo masseter

– Rigidez ou fadiga muscular da face, a pessoa pode acordar com a musculatura da face cansada

– Hipersensibilidade dentinária, devido ao desgaste dos dentes.

Como afeta o seu cotidiano?

Pacientes com bruxismo podem apresentar mais sonolência durante o dia o que compromete o seu rendimento. Além disso, também pode vir a ocorrer desordem respiratória, apneia do sono. Sem contar que os episódios bruxistas podem estar relacionados com os movimentos de outras partes do corpo quando a pessoa está dormindo e o cônjuge pode relatar que está escutando ruídos de dentes rangindo, ou então batendo.

Possíveis tratamentos para o bruxismo

O controle geralmente é feito por uma equipe multidisciplinar que pode envolver o Cirurgião-Dentista, Fonoaudiólogo e Psicólogo. Assim, dependendo do caso, o controle da doença pode envolver o uso de placas interoclusais, toxina botulínica, remédios (relaxantes musculares e antiinflamatórios) e até mesmo a terapia, para o controle do estresse e da ansiedade.

>> Desvende a criolipólise

 

Curiosidades sobre o bruxismo

Nos contatos dentários normais, realizados na mastigação as forças musculares aplicadas variam de 7 a 25 kg. As contrações musculares nos bruxistas podem variar de 150 a 340kg de carga puntiforme durante períodos ativos. A mialgia (dor nos músculos da face) é relatada por 20 a 30% dos bruxistas noturnos.

 

Gostou do conteúdo e quer mais informações sobre o tratamento? Clique na imagem abaixo: