fbpx
Odonto Vitale

Tratamento de canal dói? Descubra mitos e verdades

Vamos falar de tratamento de canal?

Tudo que envolve o sorriso e a saúde bucal precisa de atenção. Hoje vamos falar sobre TRATAMENTO DE CANAL e quem desvenda o que é mito, verdade, sintomas e o passo a passo é a Dentista Bárbara Jaqueline.

O tratamento de canal (endodontia) é realizado quando a cárie atinge a polpa do dente. A polpa dentária é um tecido inervado, que se encontra no centro do dente (após a camada de esmalte e dentina/cemento), local que se denomina canal radicular.

Quando a polpa é danificada, começa a se decompor e as bactérias se proliferam dentro do canal causando a infecção. Nesse momento deve-se realizar o tratamento de canal, que basicamente é a remoção da polpa dentária, limpeza e preenchimento do canal.

 

A maioria da população relata medo ao tratamento de canal, mas na verdade a dor normalmente aparece antes de iniciar o tratamento e na maioria das vezes é muito forte. Durante ele, pode ser gerado algum desconforto como em qualquer outro procedimento e para conter basta utilizar algum tipo de medicação. Durante as sessões são realizadas anestesias, o que diminui o estímulo doloroso.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DE CANAL

Geralmente requer mais que uma sessão e quando isso acontece é colocado medicação e realizado uma restauração provisória no dente até a próxima consulta. Inicialmente é feito um raio X, onde é analisado a quantidade de raízes do dente, algum sinal de infecção e também ter noção do comprimento das raízes.

Então, é feita a anestesia e um isolamento do dente, para que não haja nenhum tipo de contaminação, para isso é colocado um lençol de borracha, deixando para fora apenas o dente que será tratado. Após isso a polpa é removida e irrigada com soluções que removem as impurezas e enfim é obturado.

>>Leia também: UnB cria máscara que inativa o coronavírus

SINAIS QUE VOCÊ DEVE FAZER ESSE TRATAMENTO

Os sintomas variam de paciente para paciente. Quando a polpa do dente já necrosou (não tem mais vida) os pacientes normalmente não sentem dor, porém podem aparecer abscessos ou fistulas (bolinha com pus). Quando o dente ainda tem a polpa viva, a dor pode persistir por muitas horas e irradiar para os outros dentes. Essa dor, normalmente é pulsátil, tem sensibilidade a mudança de temperaturas e ocorre principalmente ao mastigar. Ela está relacionada a cárie de grande proporção, trauma ou restaurações extensas.

PODE SER FEITO TRATAMENTO DE CANAL EM DENTE DE LEITE?

Não só pode como deve ser feito! A única mudança entre o tratamento no dente de leite e o permanente é o material com que o canal é preenchido. Os dentes de leite servem como guias para o nascimento do permanente e quando perdido precocemente pode levar a problemas de oclusão (no encaixe dos dentes) e também no emocional da criança.

CUIDADOS PÓS-TRATAMENTO

O tratamento de canal é bem sucedido (na maioria das vezes). Por isso, após o tratamento devem ser mantidos os cuidados com a higiene oral. O dente ainda pode ter cárie ou fraturas, além de em alguns casos ter um escurecimento.

A melhor forma para evitar o tratamento de canal é a higiene (escovação e fio dental) ao menos 3 vezes ao dia, sendo uma delas antes de dormir, além das consultas de rotina ao dentista, ao menos 2 vezes ao ano.

 

Para orçamento sem compromisso pelo whats, clique aqui ou na imagem abaixo: