fbpx
Mundo Kids Vitale 37

Atraso no desenvolvimento infantil?

Transparência e trabalho em conjunto possibilitarão que o paciente com atraso alcance importantes marcos de desenvolvimento infantil.

 

Ouça este conteúdo

Escola + família + equipe terapêutica = resultado no desenvolvimento infantil

Você sabe o que acontece nos atendimentos e sessões de intervenção do seu filho?

Fique atento às terapias que se restringem às quatro paredes do consultório! As famílias devem saber exatamente como as intervenções acontecem, bem como acompanhar o avanço da criança por meio de protocolos que registrem a aquisição de habilidades de forma periódica. A avaliação dos Marcos de Desenvolvimento não pode ser subjetiva, não há espaço para “achismos”! A equipe precisa ser acessível e composta por profissionais qualificados e comprometidos com a evolução do seu filho.

Orientação parental

As famílias precisam de orientação para que o ensino não termine na sala de terapia e sim, continue por todos os momentos da rotina da criança. Por isso é imprescindível que saibam quais os objetivos traçados no plano de intervenção do seu filho, a forma com que cada habilidade está sendo ensinada e como a criança está avançando em cada um dos alvos de ensino. Não restam dúvidas de que os resultados são significativamente superiores quando a família participa ativamente do tratamento. Lembrando que para o Transtorno do Espectro Autista, as habilidades socialmente relevantes devem estar entre os principais objetivos de ensino.

Acompanhamento escolar no desenvolvimento infantil

É importante que a supervisora da equipe terapêutica mantenha contato com a coordenação da escola, psicóloga e professores a fim de saber as particularidades de cada criança e oferecer o melhor para que ela aprenda, avance e seja feliz também na escola.

Atendimentos clínicos para o desenvolvimento infantil

A transparência das sessões aos familiares está na possibilidade que eles acompanhem as sessões presencialmente ou através de vídeos e fotos dos atendimentos. O canal aberto para conversar com a equipe, reuniões multidisciplinares de acompanhamento da evolução e o compartilhamento da forma de ensino é fundamental para que as famílias mantenham os treinos em casa e a criança alcance a generalização das habilidades em treino.

>> CONFIRA TODOS OS CONTEÚDOS DA EDIÇÃO 37 DA REVISTA VITALE AQUI

O “Café com Saberes”

Cientes da importância das trocas entre profissionais e familiares para o melhor desenvolvimento das crianças, a equipe do Saberes lançou em 2023 o “Café com Saberes”.

Trata-se de um encontro mensal que visa tanto a propagação de conhecimento científico quanto a troca de experiências e apoio entre as famílias que têm muito a contribuir umas com as outras. Esta união faz toda a diferença e contribui no alcance dos objetivos traçados para cada criança.

As profissionais que compõem a equipe do Saberes são: Fabiane Beatti Grunwald (fonoaudióloga), Rose Terra (neuropsicopedagoga e intérprete de libras), Maria Gabriela Abreu (pedagoga e aplicadora ABA) e Renata Casali (neuropsicopedagoga e supervisora ABA).

Logo, esta união faz toda a diferença e contribui no alcance dos objetivos traçados para cada criança.

  • NOVIDADE: no mês de junho, este time ficou ainda mais completo com a chegada da Fisioterapeuta Aline Caraffa Machado, pós-graduanda em Fisioterapia no TEA e com Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Unindo Saberes para o desenvolvimento integral da criança!