fbpx
Esporte e Saúde Vitale 37

Pilates Terapêutico: nova modalidade para o tratamento de dores

A boa notícia é que a fisioterapia tem um novo método direcionado para superar ou amenizar essas aflições: o Pilates Terapêutico.

 

Ouça este conteúdo

Além da fisioterapia convencional agora o Pilates Terapêutico é a chave para uma vida sem dor

Já parou para pensar quantas vezes durante a semana você sente dores musculares? Estes desconfortos do cotidiano podem ser originados de desequilíbrios no corpo causados pela maneira de andar, sentar, deitar e agachar. Ou seja, movimentar-se de maneira incorreta causa pequenos danos e esse hábito faz com que haja o prejuízo em partes específicas da musculatura.

A boa notícia é que a fisioterapia tem um novo método direcionado para superar ou amenizar essas aflições: o Pilates Terapêutico.

Trata-se da junção de técnicas que ampliam a variedade de exercícios, o que torna a prática mais eficiente para quem está tratando os mais diversos tipos de patologia como hernia de disco, desvio de coluna (escolioses), dores na região lombar e lesões nas articulações – problemas causados, em sua maioria, pelo estilo de vida.

Tudo sobre o Pilates Terapêutico

É aplicado em qualquer fase das disfunções e seu objetivo na fase inicial é evitar a progressão do problema. Assim, pode ser utilizado ainda em níveis intermediários ou processo pós-cirúrgico onde o paciente precise de uma terapia para restabelecer seus níveis de condicionamento e evolução.

Do mesmo modo, atua no fortalecimento muscular, concentração, equilíbrio, respiração e flexibilidade se combinado com os princípios fisioterápicos, por isso, necessita de profissionais com conhecimento específico da anatomia musculoesquelética.

ESSE TRATAMENTO É INDICADO PARA VOCÊ QUE….

  • Trabalha muito tempo sentado. Isso porque ficar na mesma posição pode causar problemas na postura, acompanhados por dores cervicais e na lombar. Através de alongamentos, o Pilates Terapêutico corrige a postura e alivia as dores causadas por essa condição.
  • Mulheres em período pré ou pós-parto. Para ser uma gestante saudável e manter a segurança, as sessões de Pilates evitam as dores nas costas e ajuda as gestantes a conhecerem as alterações físicas do seu corpo.
  • Está na terceira idade. Os problemas que acompanham o envelhecimento, como a perda da musculatura, da flexibilidade e do equilibro são retardados eficientemente com o Pilates Terapêutico.
  • Se recuperando de um trauma. Quem está se recuperando de quedas ou acidente pode recorrer ao Pilates Terapêutico, pois a combinação correta de exercícios auxilia no desenvolvimento muscular para proteção da região vulnerável.

NA PRÁTICA

Para iniciar o trabalho com essas técnicas se faz necessário uma avaliação completa do quadro de saúde – fundamental para traçar o diagnóstico e o objetivo do tratamento. A partir da identificação do músculo ou ligamento lesionado é possível definir quais serão os exercícios que atenderão as necessidades do paciente, assim, o Pilates Terapêutico torna-se um tratamento especializado para as necessidades individuais e a rotina de exercícios e alongamentos é ajustada de acordo com a situação em que se encontra o paciente.

Tanto na prevenção como no tratamento, o Pilates Terapêutico traz inúmeros benefícios para quem pratica e é indicado para todas as idades.

Entre em contato para avaliarmos seu caso e darmos início a um tratamento que cessará suas dores.

Eliandra Telles | Crefito 111.340- F
(55) 9 9957 6069
Rua Venâncio Aires, 1058 – Centro | Cruz Alta / RS