fbpx
Medicina

Sinusite tem cura? Entenda mais sobre a inflamação

Ouça este conteúdo

Essa matéria é dedicada para você que sofre com a obstrução nasal, dificuldade na respiração, dores faciais, febre, cansaço, coriza, tosse e perda de apetite por conta da sinusite. Ufa! Se identificou com esses sintomas? Pois é, essa inflamação pode ser bem difícil quando ocorre uma crise, porém, a notícia boa é que sim, a sinusite tem cura.

Para entendermos melhor como mandar esses desconfortos embora, conversamos com a médica otorrinolaringologista, Dra. Lauana Cancian. Ela cita que a Rinosinusite é uma inflamação da mucosa nasal e dos seios da face.

Desse modo, os seios da face são cavidades preenchidas com ar localizadas ao redor do nariz, bochechas e olhos. Portanto, quando eles ficam inflamados o fluxo normal de ar e muco é bloqueado, resultando em seu acúmulo e pressão nas áreas afetadas.

 

Causas e sintomas da sinusite

Assim, a Dra. Lauana afirma que as causas podem ser variadas:

“Pode ser decorrente de infecção de vias aéreas de repetição (como gripes e resfriados) quadros alérgicos, desvio de septo nasal, pólipos nasais), ressalta.

Ainda, como explica a otorrino, os principais sintomas são obstrução nasal, secreção nasal amarelada e dor de cabeça. “Alguns pacientes podem ter tosse e dor em arcada dentária”, completa.

 

Mas calma: a Sinusite Tem Cura!

A boa notícia é que a sinusite tem cura e, com o tratamento adequado, é possível aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

“Nos quadros agudos de rinosinusite, pessoas com sintomas a menos de 4 semanas, o tratamento com antibioticoterapia adequada e descongestionantes são suficientes para a remissão do quadro”, afirma a médica.

Ainda conta que, nos casos crônicos, onde os sintomas persistem por mais de 12 semanas, a cirurgia endoscopia nasal é uma excelente alternativa.

 

Tem como prevenir?

A sinusite é uma condição temporária, e com o tratamento adequado, é possível obter alívio e se livrar do desconforto causado por essa inflamação dos seios paranasais.

“Quanto melhor controlarmos os quadros respiratórios virais e alérgicos, conseguimos evitar que evoluam para um quadro sinusal e infeccioso”, finaliza a médica.

Lembre-se de procurar um médico se os sintomas persistirem ou piorarem, para que um diagnóstico preciso possa ser feito e o tratamento adequado seja iniciado. Assim também, com os cuidados corretos e algumas medidas preventivas, você estará sem a presença incômoda da sinusite!