fbpx
Fisioterapia

Reeducação postural: como manter postura e evitar dores

Postura alinhada, check:

Você sabia que nós seres humanos ainda não nos adaptamos completamente à posição bípede?  Existem indícios dolorosos de que essa evolução não se completou ainda: as dores na nuca, na lombar, no parto e por aí vão. Parece que quatro milhões de anos em pé não foram suficientes para ficarmos eretos de forma natural. Diante disso, precisamos de atenção e esforço para lembrar a todo momento de manter uma postura adequada. Mas calma, esse processo é possível através do fortalecimento de alguns músculos.

Conversamos com a fisioterapeuta Juliana Bastos 293954-F buscando explicar tudo que você precisa saber para conseguir manter uma postura digna de mais quatro milhões de anos de evolução.

Por que manter uma boa postura?

Antes de tudo, precisamos te deixar ciente de todos os prejuízos que uma postura inadequada pode causar. Lembra daqueles dolorosos indícios? Segundo Juliana, pessoas que não se atentam à postura têm uma consequência certa: dores.

Além disso, problemas graves de saúde poderão suceder esses desconfortos, como a hérnia de disco, escoliose, hipercifose, lordose e dificuldade respiratória.

Quanto aos desvios da coluna, a fisioterapeuta foi ainda mais específica:

A Hiperlordose acontece quando há um aumento anormal da curvatura lombar. Esse problema deixa os glúteos mais destacados e a barriga mais saliente. A Hipercifose é a famosa posição de “corcunda” e ocorre quando há o aumento anormal da concavidade torácica, fazendo com que os ombros fiquem para frente. Por fim, a Escoliose gera uma curvatura lateral da coluna e tal curvatura provoca assimetrias no tronco, como um ombro mais elevado que outro”, define um a um, Juliana.

Mas os impactos da má postura vão muito além das dores e problemas físicos, tanto que a palavra “postura” também é usada como característica social, posição ou atitude diante de determinada situação. Dessa forma, é fato que a sua postura física também impacta diretamente nas suas relações sociais e profissionais.

Juliana listou alguns benefícios da postura correta:

  • Melhor alinhamento de ossos e articulações e melhoria no funcionamento muscular;
  • Redução do impacto nas articulações;
  • Prevenção e problemas articulares como a artrite e a artrose;
  • Prevenção de dores musculares na região lombar e cervical;
  • Melhoria da tensão muscular;
  • Combate à fadiga e ao cansaço;
  • Melhoria da eficiência muscular.

Afinal, como manter uma boa postura?

Juliana explica: “Devemos dar atenção à posição em que mantemos a cabeça, pescoço, ombros e coluna. Esse simples cuidado evita que a musculatura e os ossos sejam sobrecarregados.”

Ok, sabemos que não é tão fácil assim cuidar da nossa posição corporal 24/7. Por isso, existe um método cientifico para tornar esse processo aplicável no dia a dia.

A fisioterapeuta esclarece, “a reeducação postural global (RPG) é um dos métodos da fisioterapia que tem como objetivo prevenir e combater alterações da coluna através da melhoria da postura. Consequentemente, a reeducação é útil para melhorar a respiração, corrigir o posicionamento do joelho, quadril e cabeça.”

“Nesse tipo de tratamento, o fisioterapeuta analisa toda a postura da pessoa e indica os exercícios que a pessoa precisa realizar para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os alongar tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.”

Dicas práticas:

A profissional ainda lista algumas dicas para o dia a dia:

– Evitar trabalhar com tronco inclinado pra frente;
– Apoiar o peso do corpo nos dois pés;
– Evitar carregar bolsas pesadas nos ombros;
– Praticar exercícios físicos;
– Fazer alongamentos.

Leu o conteúdo e percebeu que precisa passar pelo processo de reeducação postural?
Clique aqui para falar com a Fisioterapeuta Juliana.

 

Adicione Comentário

Clique aqui para publicar um comentário