fbpx
Fisioterapia Medicina

Quando a dor de cabeça pode ser indício de problemas na coluna?

Dor de cabeça e coluna, o que tem a ver? Siga lendo:

Você sofre com dores de cabeça? A resposta da maioria é sim, infelizmente!

Por isso conversamos com  Fisioterapeuta – Kalina Durigon Keller que faz um alerta que talvez você nunca tenha se dado conta: alguns problemas de coluna causam dor de cabeça.

Segundo ela, isso ocorre porque quando há alguma alteração na cervical a tensão acumulada nos músculos da parte superior das costas e do pescoço leva o estímulo doloroso ao cérebro que por sua vez responde gerando a temida dor de cabeça (cefaleia tensional).

Os principais problemas relacionados à coluna que causam dores de cabeça fortes geralmente são: aumento da tensão muscular devido ao cansaço e ao estresse, desvio na coluna, má postura e a Síndrome do Desfiladeiro Torácico.

Essas alterações levam ao desequilíbrio nas forças de sustentação da cabeça, gerando compensações que podem comprometer a biomecânica da região do pescoço, ou seja, dor de cabeça na certa.

Não confunda com enxaqueca

Os sintomas são semelhantes, no entanto, a dor de cabeça originada por problemas de coluna tem características típicas. Ela inicia ou piora com os movimentos do pescoço e aumento da sensibilidade na região da nuca, o que não está presente no quadro de enxaqueca.

>> Desvende aqui: pode ou  não pode estalar as articulações?

Se a dor for intensa, persistente, se agrava ao mexer o pescoço e causa a sensação de queimação ou formigamento no pescoço, ombros, braços ou mãos, o primeiro passo é procurar um médico, de preferência um especialista em coluna. Na consulta diga exatamente o que sente e há quanto tempo percebeu as mudanças, isso irá ajudar a entender a causa seguido de exames como raio X ou ressonância.

Como aliviar a dor de cabeça causada por problemas de coluna

O alívio pode ocorrer tomando analgésicos e relaxantes musculares (indicados pelo médico), assim como uma compressa morna durante 15 minutos no pescoço e ombros. Porém, o tratamento deve ter com foco na coluna para que as crises não se repitam.

Desta forma, depois do laudo médico, o ideal é buscar ajuda de um fisioterapeuta especializado que, com a técnica certa, consiga mobilizar as vértebras da coluna por meio de exercícios e massagens que possam ajudar a reequilibrar as forças e manter o bom posicionamento do pescoço e da cabeça, evitando assim a dor de cabeça de origem cervicogênica.

 

Gostou do conteúdo e quer saber mais?
Clique aqui ou na imagem abaixo e fale com a Kalina.

 


Adicione Comentário

Clique aqui para publicar um comentário