fbpx
Fisioterapia Vitale

De novo com dor na lombar, e agora?

Quem tem dor lombar (a temida lombalgia) levanta a mão!

Segundo pesquisas essa condição pode atingir até 65% das pessoas por ano e até 84% em algum momento da vida. Quem sofre com ela normalmente faz uso de compressas quentes, o que não está errado normalmente, porém, mais do que isso, é preciso agir na correção postural e fortalecer a musculatura por meio de tratamento fisioterapêutico para evitar novas crises.

Ok, agora você deve estar se perguntando: quanto tempo leva o tratamento? A resposta da Fisioterapeuta Kalina Keller é: varia de caso para caso.

Quando o paciente consegue seguir o tratamento e as orientações do fisioterapeuta e do médico – evitar esforços físicos, não carregar peso, não levantar crianças e não usar salto muito alto – pode apresentar uma diminuição no quadro da dor logo após a primeira sessão, mas a recuperação normalmente leva de 3 a 6 meses.

Confira 3 opções de tratamento para dor na lombar

Alongamento guiado e em cadeias musculares

Esse deve ser orientado por fisioterapeuta, porque há risco do paciente se machucar ainda mais caso o faça sem orientação. Além disto, as séries são realizadas passivamente, respeitando o limite da dor e apenas quando a mesma diminuir é que se aumenta a amplitude dos movimentos, no intuito de suavizar a rigidez, encurtamentos, contraturas ou compressões articulares.

Alguns exercícios de alongamento e fortalecimento são realizados nos protocolos do método de Reeducação Postural Global (RPG). Este método baseia-se no trabalho em cadeias musculares, ou seja, o corpo todo trabalha em conjunto. Enquanto alguns músculos são alongados, outros são fortalecidos levando ao um reequilíbrio corporal realinhando tanto as articulações com as estruturas musculares, eliminando assim as causas da dor.

Exercícios para amenizar a dor nas costas

Exercícios de estabilidade estática – em cadeia cinética fechada – são uma boa pedida. Seja sentado, deitado ou com bolas para oferecer resistência ou suporte, eles promovem o fortalecimento muscular, deixando-os mais resistentes contra sobrecargas e lesões. Inicialmente realizado com a resistência da mão do terapeuta, aos poucos precisa contar com a introdução de diferentes pesos para que o músculo se recupere.

Manipulação vertebral

Essa técnica manual é indicada para liberar a tensão nas articulações da coluna, ATM e sacro-ilíaca. Usada quando há alguma alteração postural como escoliose ou hiperlordose, ela não deve ser aplicada em todos os casos de lombalgia, exigindo maior destreza e cuidado quando realizada em pessoas com hérnia de disco.

Vale lembrar que é sempre importante cuidar da sua postura nas atividades do dia a dia, bem como praticar atividade física com acompanhamento profissional.