fbpx
Medicina

Fones de ouvido e perda auditiva

Existe uma preocupação em conscientizar os jovens sobre sua saúde auditiva, pois é nesta faixa etária em que ocorre maior exposição indiscriminada dos fones de ouvido.

Ouça este conteúdo

Nos últimos anos o uso de equipamentos portáteis como o fone de ouvido aumentou consideravelmente, sendo muito comum atualmente encontrar pessoas entretidas com seus fones em atividades de lazer, como em prática de esportes, caminhadas, andando de bicicleta, em academias e ônibus, pois isso faz com que elas se sintam menos estressadas em situações exaustivas.

Normalmente, o volume do aparelho recebe maior amplificação quando o usuário se encontra em local ruidoso, pois para compensar o ruído externo, aumenta-se a intensidade refletida no fone de ouvido.

CLIQUE E CONVERSE COM A PRÓAUDI

Dificilmente as pessoas costumam ouvir o som em um volume adequado, pois muitos utilizam o volume máximo para se abstraírem do mundo à sua volta, porém esse costume pode causar perda auditiva e como o número de indivíduos com esse hábito é crescente, a ocorrência de danos à audição têm aumentado consideravelmente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o volume máximo que podemos suportar, sem prejuízos para a audição, é de 85 decibéis durante oito horas por dia. No entanto, alguns fones de ouvido chegam a 130 decibéis (nível de intensidade correspondente a turbina de um avião na decolagem).

Um estudo britânico chegou à conclusão de que, em decorrência do uso indiscriminado de fones de ouvido, possivelmente pessoas precisarão começar a usar aparelhos auditivos já a partir dos 50 anos. E, segundo estudos da OMS, o uso de fones de ouvido em volume alto por mais de 90 minutos por dia, aumenta o risco de o indivíduo adquirir zumbido ou perda auditiva em cinco anos contínuos de uso. Se o indivíduo fizer uso de fones de ouvido na potência máxima, os riscos aumentam em 70%.

Importância da conscientização

Existe uma preocupação em conscientizar os jovens sobre sua saúde auditiva, pois é nesta faixa etária em que ocorre maior exposição indiscriminada dos fones de ouvido em volume acima do recomendado, podendo ocasionar comprometimentos irreversíveis à audição.

Além disso, a exposição a elevados níveis de intensidade sonora pode desencadear múltiplos sintomas auditivos, tais como: intolerância a sons intensos, tontura, otalgia (dor de ouvido), alterações de processamento auditivo, além de zumbido e perda auditiva.

ENTRE EM CONTATO PARA SABER MAIS

Características

A perda auditiva ocasionada em decorrência do uso constante de fone de ouvido possui características parecidas à provocada pela exposição ocupacional ao ruído, uma vez que esta é lenta, progressiva, irreversível, do tipo neurossensorial, bilateral e acomete inicialmente as frequências altas e depois as demais frequências.

Tenha cuidado com a sua audição: repense o hábito de ouvir sons em volume máximo, sendo o ideal ouvir a música e os sons externos concomitantemente; prefira os fones de ouvido que se posicionam externos à orelha; dê um descanso aos seus ouvidos, evite ficar muito tempo exposto a ruídos altos; cuide da higienização de seus fones de ouvido (eles podem conter bactérias e levá-las para dentro do ouvido, ocasionando infecções), higienize-os com álcool sempre que possível.

FALE COM A PRÓAUDI CRUZ ALTA

Estas são dicas e informações para que possamos cuidar e conservar um dos principais sentidos do corpo humano: a AUDIÇÃO.

Nós da PróAudi podemos te ajudar, entre em contato conosco se tiver alguma dúvida em relação a perca auditiva!

PróAudi Cruz Alta
55 99903 6887
Rua Coronel Pilar nº 700 – Capri Corporate, Cruz Alta/RS