fbpx
Esporte e Saúde

Dor nas costas: confira aqui uma série de alongamento guiado para amenizar o incômodo

Você já deve ter sentido dor na coluna! Esses desconfortos são muito comuns e na maioria das vezes relacionam-se com causas de fácil reversão. Mesmo assim, costumeiramente quando essas dores surgem, as pessoas apelam diretamente para tratamentos medicamentosos. Entretanto, existem formas mais eficazes de tratar do problema, os alongamentos por exemplo, que diferente dos fármacos, tratam as causas e não os sintomas.

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates Eliandra Telles, “o alongamento é tão importante que o próprio corpo reconhece automaticamente a sua necessidade. Por isso, ele já faz parte do nosso dia a dia: ao acordar, pegar um objeto, trocar uma lâmpada, etc.  A falta de atividade física, lesões e má postura diminuem a flexibilidade articular, a amplitude de movimento, limitando as funções e gerando dor, principalmente na coluna.”

Causas do problema:

O que preocupa, de acordo com a profissional é que essa complicação afeta cada vez mais pessoas. Quanto ao motivo do aumento dos casos está claro: a pesada rotina na frente das telas. Pois, ficar muitas horas sentado na cadeira em frente ao computador reduz a curvatura natural da coluna, gerando dor na região lombar, pescoço e ombros, e ainda diminui a circulação sanguínea nas pernas e pés. É notório que a pandemia do coronavírus estabeleceu esse aumento. Inclusive, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que 41% dos brasileiros sentem dor na coluna. Vale destacar que o percentual era bem menor antes da pandemia, na casa dos 18,5%.

Contudo, é importante perceber o corpo, pois essa dor também pode indicar problemas mais sérios. A dor nas costas pode ser devida a algumas patologias da coluna como a artrose na coluna, hérnias de disco, estenoses, ou então, a cálculos renais, aneurisma da aorta, doenças do pâncreas, endometriose, etc. Nesses casos, um médico deve ser consultado.

De qualquer forma, mesmo nos casos mais graves, praticar exercícios de alongamento é de extrema importância para manter a saúde do corpo.

Passamos a palavra para Eliandra que explica como os alongamentos podem ser aliados no tratamento:

O pilates trabalha o corpo e a mente, garante melhor condicionamento corrigindo postura e lesões. A prática proporciona relaxamento e bem estar, por isso, quando sentimos dor na coluna, podemos contar com o Pilates e os alongamentos para, além de ajudar no alívio das dores, reabilitar e relaxar a região lesionada”, explica.

Segundo ela, quando praticamos alongamento, trabalhamos todos os músculos que consideramos fracos, melhoramos a postura e, consequentemente, a dor tende a diminuir.

Para saber mais sobre Alimentação pré e pós-treino clique aqui.

Cuidado: ao realizar os exercícios atente-se a execução dos movimentos, evite posições erradas que podem gerar mais dor e limitar o desempenho nas atividades.

“Um bom alongamento cabe bem qualquer horário, mas principalmente ao acordar e dormir. Devem ser executados com controle e concentração, evitar movimentos rápidos e bruscos, compensatórios e de e amplitudes extremas”, orienta.

O principal ganho da prática regular de alongamento é a qualidade de vida.

Alongamento na prática:

confira a demonstração feita por Eliandra de alguns exercícios para ajudar na dor lombar:

Gostou do conteúdo? Clique aqui para marcar um horário de prática com a Eliandra.