fbpx
Medicina Vitale

Hospital Santa Lúcia realiza transplante de córnea após dois anos de espera

O transplante de córnea abre novas portas e qualifica ainda mais a saúde de Cruz Alta. Quem conta sobre o novo passo é o Dr. Cesar Gomes da Silveira.

O Hospital Regional Santa Lúcia de Cruz Alta está entre os poucos estabelecimentos credenciados no interior do Rio Grande do Sul para realizar o transplante de córnea. Após vários impasses burocráticos, finalmente foi possível realizar o procedimento, que beneficiou uma paciente de Porto Alegre. 

De acordo com o oftalmologista Dr. Cesar Gomes da Silveira – responsável pela cirurgia juntamente com o Dr. Renato Silveira, o processo burocrático levou dois anos para ser concluído. Após essa etapa, finalmente o transplante de córnea pôde ser realizado, através da Santa Lúcia Clínica.

O Hospital já possuía cadastro na Secretaria Estadual de Saúde, pois realizou cirurgias semelhantes anos atrás.

 

“Após o cadastro, córneas de todo o Estado são levadas a uma Central que é responsável por destinar aos pacientes que estão à espera do transplante. E então, são encaminhadas aos centros credenciados para o transplante”, destaca Cesar.

Deste modo, para Cruz Alta é muito importante oferecer essa possibilidade, bem como, devolver a esperança a quem tem o sonho de enxergar novamente.

A córnea é uma lente externa do olho. E no transplante ela substitui a córnea doente pela córnea saudável (doadora).  Segundo o Dr. Cesar, existem várias formas de fazer esse tipo de cirurgia.

Foto do Transplante de Córnea realizado em Cruz Alta no Hospital Santa Lúcia

Conscientização sobre doação para transplante de córnea

Aliás, a doação de órgãos e especificamente a de córneas é muito importante. Já que, além de curar problemas até então irreversíveis, possibilita a chance de uma nova vida.

“É fundamental a conscientização em relação a doação de órgãos. Bem como que a família esteja ciente da decisão do doador a fim de ajudar quem precisa. Aumentar a aderência do público a esse tipo de atitude, pode salvar muitas vidas. Além disso, é preciso que as pessoas saibam que após o transplante de córnea não é necessário o paciente ficar internado. Sendo assim, ele é liberado do hospital no mesmo dia da cirurgia”, complementa.

Portanto, para quem tem alguma doença de córnea é importante saber que existe tratamento. E ainda, que a cirurgia é indolor.


Conjuntivite: tipos, causas, sintomas e tratamento

Olhos vermelhos podem ser indício de conjuntivite. Veja como identificar os sintomas.


 

Acompanhamento do transplante de córnea

O Hospital juntamente com a Santa Lúcia Clínica oferecem todo processo de cadastramento e acompanhamento em todas as etapas do transplante. Pois a confiança e a fidelização são essenciais nesses casos.

“Na primeira semana pós cirurgia, o paciente já volta a enxergar. E a necessidade de acompanhamento a longo prazo é fundamental para a visão ir melhorando. Assim, deve-se ter uma afinidade grande entre o paciente e a instituição que realiza o procedimento, pois existem alguns riscos, e devemos ter cuidado quanto uma possível rejeição e/ou falência do transplante. Então, é um tratamento que exige bastante cuidado, e, por isso, realizamos revisões periódicas para evitar riscos”, finaliza Cesar.

Para saber mais, entre em contato com o Dr. Cesar Gomes da Silveira | Oftalmologista – CRM: 37668 | E-mail: [email protected]

Conteúdos como esse você encontra em toda a edição da Revista Vitale impressa. Assine e fique por dentro do melhor conteúdo para a sua saúde. Clique Aqui para saber mais.

saúde, doação de orgãos, dia mundial da doação de orgãos

 

Mitos e verdades sobre doar órgãos

Veja como você pode ajudar a salvar vidas com o grande gesto de doar órgãos.