fbpx
Boa alimentação Mundo Kids Vitale

5 dicas sobre introdução alimentar

introdução alimentar
A nutricionista Priscila Lese traz dicas especiais para tirar de letra o desafio da importante fase da introdução alimentar, confira:

Chegou a hora da introdução alimentar!
“Ou come tudo ou não sai da mesa”, “só ganha doce se comer todo o almoço”. Já ouviu ou falou essas expressões? Não recomendo usá-las porque associam o alimento de forma negativa.

É desafiadora a missão de introduzir alimentos, mas não transmitir nervosismo é importante. Por isso, confira os itens que separamos junto a Nutricionista Priscila Lese para tirar de letra essa fase.

5 dicas sobre introdução alimentar

1. Papinhas de vários sabores

É a partir do 6º mês que o paladar se forma. Portanto, antes disso, se possível, só o leite materno. Comece com as papinhas de fruta e ao 8º mês com os alimentos sólidos, com duas porções de frutas pela manhã. Cabe também uma papinha esmagada no almoço e outra no jantar, além do leite materno, claro.

2. Amassadinhas ou em pedaços?

Mescle! A partir do 11º mês invista em pequenos pedaços (vegetais cozidos, por exemplo). Evite misturar os alimentos, permitindo a sensação de sabores. Desse modo, quando as frutas são cortadas em pedaços as crianças podem comê-las com ajuda das mãos. Ah, lembre-se de oferecer diferentes consistências.

3. Tente, tente e tente de novo

Deu maça e ele cuspiu? Não desista! É comum o bebê jogar a comida para fora da boca com a língua (movimento de sucção). Mesmo assim, siga tentando. 15 vezes é a média para tentar introduzir um alimento e ele gostar.

4. Evite os industrializados

Eles parecem práticos, mas a facilidade tem alto reflexo na saúde das crianças. Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança revelam que mais de 7%  de crianças entre 0 a 5 anos têm sobrepeso e tendência à diabete e colesterol. Por isso e sobretudo, evite sempre que possível as frituras, salgadinhos e refrigerantes.

5. Sal ou tempero?

Nada de sal até o 1º aninho! Em contrapartida, substitua por temperos como salsinha e hortelã. A Organização Mundial da Saúde fala em dois gramas de sal por dia para crianças maiores de 2 anos, ou seja, uma colher de chá.

 

Priscila Lese

Nutricionista – CRN-2 6078

Fone: 55 9 9992 4878
[email protected]
Rua Lúcio Annes Dias, 1345
Cruz Alta/RS


Para ajudar mamães e papais que estão passando por esta fase e por esse ser um assunto sério e complexo, que envolve a segurança do seu bebê, indicamos o super eBook, com 101 RECEITAS DE PAPINHAS com soluções simples para o seu dia a dia.

Confira também:

>> 6 dicas para tirar a chupeta das crianças