fbpx
Odonto Vitale

Tudo que você precisa saber sobre implantes dentários

implantes dentários
Você sabe como funciona a manutenção dos implantes dentários? Siga lendo e descubra:

Implantes dentários, uma super alternativa. No decorrer da matéria, desvende tudo sobre essa técnica.

Já imaginou ou já perdeu um dente e não sabia o que fazer? A sensação é muito ruim e desconfortável, sem contar o quanto impacta na nossa qualidade de vida. Por isso chamamos o Especialista em Prótese Dentária, Cristiano Viana(CRO 21408), para explicar tudo sobre implantes dentários.

 

Com vocês, o especialista:

Atualmente, o implante dentário é o tratamento mais moderno para recuperar definitivamente dentes que foram perdidos, restabelecer a mastigação correta, aprimorar a dicção, prevenir uma série de doenças bucais causadas pela ausência de dentes e melhorar a estética do rosto e do sorriso.

Os implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) que por meio cirúrgico são colocadas no osso maxilar abaixo da gengiva,fazendo aas vezes das raízes dentárias. Uma vez colocados, nos permitem montar dentes substitutos sobre eles.

>> Lentes de contato para os dentes, leia mais.

 

FUNCIONALIDADE DOS IMPLANTES DENTÁRIOS  NA PRÁTICA

As próteses parciais e totais, montadas sobre implantes, não escorregam nem mudam de posição na boca, ou seja, um super benefício durante a alimentação e fala. As próteses sobre implante conferem ao paciente segurança em todas as funções bucais e ainda sãomais naturais do que pontes ou dentaduras convencionais.

TIPOS DE IMPLANTES MAIS USADOS:

OS IMPLANTES DENTÁRIOS ÓSSEO INTEGRADO

A prótese ósseo-integrada é implantada por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar e feita em pequenas etapas. O período da integração ao osso leva de 4 a 6 meses dependendo da região. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante.Nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:

PRÓTESE PROTOCOLO

Essa prótese total implantosuportada e implantoretida, é fixada sobre 4 a 8 implantes em média, parafusada e retirada apenas pelo seu dentista. Ela confere boa estética, sendo uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura.O único inconvenientedesse este tipo de prótese é ser mais difícil de higienizada, pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.

PRÓTESE OVERDENTURE

A prótese total removível sobre implante é mais barata que a prótese protocolo,pois exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. É como uma dentadura, porém tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo estabilidade e retenção superior. Ela pode ser retirada pelo paciente, tornando a higienização mais fácil.

CUIDADOS BUCAIS ESPECÍFICOS COM OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Está pensando em colocar implantes, ou então já colocou?

Então, cuidados redobrados com a higiene bucal. Entre eles, escovar os dentes três vezes ao dia e fazer uso do fio dental. Prefira as escovas de dente interdentais (que deslizam entre os dentes), elas ajudam na limpeza mais profunda.

Ah, se você fuma, aconselho a parar porque a nicotina enfraquece a estrutura óssea e pode contribuir para falhas no implante.

Outra dica importante após a colocação dos implantes é evitar alimentos duros como gelo, balas e rapadura, por exemplo, uma vez que eles podem quebrar a coroa e os seus dentes naturais.

MANUTENÇÃO

Após a conclusão do tratamento será necessário o retorno anual ao seu dentista para a avaliação dos componentes do implante dentário e para higienização. Assim, possivelmente, os implantes irão durar a vida toda.

Seu sorriso e sua qualidade de vida merecem ser restabelecidos de maneira rápida e muito simples.
Para marcar uma avaliação com o Dr. Cristiano Viana, clique aqui.