fbpx
Mundo Pet

Check-up de rotina pode prolongar a vida do seu pet

Leu o título e ficou pensando qual foi a última vez que levou o seu pet para fazer um check-up de rotina?

Pois saiba que esse importante hábito precisa ser anual! Isso permitirá que possíveis doenças sejam detectadas precocemente e que o seu pet viva por muitos anos (bem e feliz) ao seu lado. Lembrando que, caso o seu bichinho seja idoso, o check-up deve ser ainda mais presente na rotina.

De acordo com uma pesquisa de 2016 feita pela Zoetis, 60% das consultas veterinárias já são relacionadas ao check-up para um pet. Entre os exames mais indicados estão os laboratoriais de sangue, oftalmológico, dermatológico, ultrassom, radiografia e cardiologia. O ideal é começar pelo hemograma, onde verificamos os índices de glicemia, colesterol e triglicérides. Caso seja necessário, também são indicados exames mais específicos para detectar doenças provocadas por carrapatos (Babesiose), por exemplo, que enfraquece a ponto de levar a óbito.

Doenças silenciosas

Entre elas, a diabetes e hipertensão são exemplos de doenças que acometem os animais (principalmente os obesos e sedentários) sem que haja sintomas notórios. Pelo contrário, geralmente se descobre quando não há tempo para reversão, pondo em risco a vida do seu pet.

Check-up personalizado conforme a raça

Caso o seu cão seja de raça definida, provavelmente você já saiba quais os cuidados que deva ter com ele para evitar doenças “típicas” da genética. Neste aspecto, cães de grande porte têm mais chance de desenvolver displasia – uma degeneração nas articulações que só é diagnosticada com exames de imagem, podendo incluir o check-up de acordo com a necessidade de cada raça.

Entre vários cuidados, esse também está no nosso atendimento. Sempre que o animal chega à clínica tudo é personalizado para cada um de acordo com o seu histórico, raça, genética e hábitos.

Vermifugação

Você sabia que muitos vermes também podem parasitar os seres humanos? Por isso também, tão importante quanto à vacinação e os exames de rotina, a vermifugação é um cuidado básico necessário com qualquer animal de estimação. Não somente quando já estiver parasitado, mas também como uma medida de prevenção.

Em cães e gatos o protocolo de vermifugação deve começar entre os primeiros quinze e trinta dias de vida e se manter durante toda a vida conforme indicação do veterinário. Lembre-se: mesmo os animais bem cuidados estão expostos a esses inimigos!

Eai? Percebeu que precisa levar seu pet para consultar um veterinário? Clique aqui para agendar uma consulta

Sabia que esse conteúdo também está na 34ª Revista Vitale? Para ter acesso a todos os conteúdos exclusivos dessa edição clique aqui