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Mundo Kids

Marco do desenvolvimento da linguagem infantil

Desenvolvimento linguagem infantil: saiba o que é normal e o que não é

Depois da gestação e de tantos desejos de uma mãe para seu bebê, ouvir a voz chamando “mamãe” é um dos mais esperados.

Do mesmo modo, nesse sentido e em tanto outros, o desenvolvimento da linguagem torna-se extremamente importante, pois a capacidade de se comunicar efetivamente é essencial para o seu crescimento social, emocional e cognitivo.

Assim também, algumas crianças podem apresentar atraso na aquisição da fala, motivo de preocupação para os pais.

Contudo, não necessariamente a demora para falar tem algum problema de linguagem, muitas vezes e em casos que não são clínicos, falta apenas um o estímulo.

Causas do atraso no desenvolvimento da linguagem infantil

A fonoaudióloga Karen Camaram explica que devido as alterações das estruturas orais durante o desenvolvimento, o uso prolongado de chupetas e mamadeiras pode ser uma das causas do atraso da fala. Isso faz com que a criança respire pelas vias orais e isso dificulta a pronúncia correta dos sons.

A otite frequente também pode ser uma causadora, sofrendo uma perda auditiva do tipo condutiva, onde um líquido se instala dentro da orelha como uma barreira. Então, ocorre uma dificuldade que os sons da fala cheguem na mesma intensidade e clareza.

“Causa um déficit na compreensão e aprendizagem dos sons” acrescentou Karen.

Padrão de linguagem | Como identificar

O Ministério da Saúde definiu um parâmetro geral do desenvolvimento infantil, conhecido como marco do desenvolvimento da linguagem.

O parâmetro é levado em conta para definir o que se configura como atraso da fala infantil e o que não.

Bem como esses critérios, a fonoaudióloga lembra que a linguagem infantil começa muito antes das primeiras palavras. Levando em conta a trocas de olhares entre os 5 e 7 meses, sorrisos sociais e balbucios repetidos.

De acordo com o padrão e parâmetro estabelecidos pelo Ministério da Saúde, por volta de 1 ano, é esperado que a criança saiba se comunicar gestualmente. Pode ser apontando para o brinquedo que deseja, batendo palmas, dando tchauzinho, entre outros.

Também entre 1 ano e 1 ano e meio, deveria iniciar a falar as primeiras palavras isoladas.

Com 2 anos, a linguagem tem um salto aumentando o número de palavras do seu vocabulário e iniciando a construção de frases simples.

Aos 3 começa a formação de frases mais completas e com mais detalhes.

Os 4 anos são marcados em conseguir comunicar-se completamente e até contar histórias.

Com 5 anos já existe a criação de frases longas e detalhadas. Nessa fase a maioria senão todos os sons da fala já são pronunciados corretamente.

Em suma, a indicação é que qualquer criança que “fuja” destes padrões indicados pelo Ministério da Saúde nas idades determinadas, tenha um acompanhamento de um profissional.

“É necessário buscar por uma avaliação com a fonoaudióloga, para ela identificar quais são os motivos e quais dificuldades no desenvolvimento da linguagem em geral. Assim, ela poderá indicar o melhor seguimento para cada caso”, finalizou Karen.

Confira a matéria em áudio: