fbpx
Medicina Vitale

Papo de mulher: evite as 6 doenças ginecológicas mais comuns no verão

Beautiful portrait asian woman relax happy smile around outdoor swimming pool
Saúde da Mulher em pauta!

Se você está lendo esse texto, é provável que seja mulher!

Hoje o nosso papo é especificamente com você.

Chegou a temporada do sol, praia e piscina que a gente ama, mas para a curtição não parar temos que nos manter mais atentas a saúde íntima.

>>Leia também: dúvidas esclarecedoras sobre o câncer de mama

No calor a proliferação de bactérias aumenta e o uso de calcinhas de tecido sintético e trajes apertados pode gerar mudanças no ambiente ginecológico (que fica mais abafado). A soma desses fatores aumenta a temperatura e a umidade, causando o desequilíbrio da flora vaginal, o que é claro – ninguém merece.

VEJA AS DOENÇAS MAIS COMUNS E COMO EVITÁ-LAS DE UMA VEZ POR TODAS:

CORRIMENTOS

Antes de tudo, calma, nem todo corrimento indica algo errado com o seu corpo, mas é sempre válido manter-se em alerta.

Causas: Ficar com o biquíni molhado pode trazer corrimentos mais recorrentes.
Sintomas: O principal é o aumento do volume do conteúdo vaginal a ponto de umedecer a roupa íntima. A cor do corrimento pode variar entre o branco opalescente e cristalino (de acordo com a fase do ciclo) para amarelo semelhante a pus, amarelo-acinzentado, amarelo-esverdeado e branco-amarelado.

VAGINOSE BACTERIANA

Leu o nome e se assustou? Cabe lembrar que essa doença comum do verão tem tratamento (assim como a maioria das demais).

Causas: Como o nome já diz, é causada por uma bactéria
Sintomas: Corrimentos amarelados ou branco-acinzentados com cheiro muito forte. Esses pioram durante a relação sexual ou período da menstruação.

INFECÇÃO URINÁRIA


Talvez o “probleminha” mais chato enfrentado por nós, mulheres (mas, os meninos também podem ter).

Causas: A principal é “segurar o xixi”, já que a urina parada na bexiga por muito tempo pode criar o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias do mal.
Sintomas: os mais comuns são ardência ao fazer xixi e o excesso de vontade de urinar. Algumas vezes a urina pode ficar com tom escuro e forte odor.

>> Afinal, o que faz o cabelo cair?

CANDIDÍASE


A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital. Este micro-organismo, que vive normalmente no organismo, costuma se manifestar em situações de desequilíbrio, aumentando sua população e causando danos ao corpo.

Sintomas: coceira e dores na vagina ao urinar e durante o ato sexual são os maiores sinais, além, é claro de corrimento branco com odor cítrico. Além desse também podem ocorrer aftas, dor ao engolir alimentos e inchaço na região genital.

ALERTA: caso tenha qualquer um desses sinais consulte imediatamente a sua ginecologista, pois o tratamento deve iniciar o mais rápido possível.

TRICOMONÍASE

Causas: a tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível, tendo como fator de risco ter vários parceiros e não utilizar preservativos durante as relações sexuais.
Sintomas: causa inflamação da vagina caracterizada por corrimento da cor amarelo-esverdeado com odor desagradável, coceira genital e dores ao urinar nas mulheres.

ATENÇÃO: Apesar de afetar mais as mulheres a tricomoníase também acomete aos homens. Comumente não costuma apresentar sintomas, porém quando os têm, surgem como secreção espumosa do pênis e leve dor ou desconforto durante a micção.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pamela_medicina_vitale29_out19.jpg

HERPES

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus herpes simples (HSV) e pode afetar tanto homens como mulheres.

Causas: esta infecção causada principalmente via contato sexual desprotegido, tem como fator de risco traumas na região genital, exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.
Sintomas: dores e irritação que surgem de dois a dez dias após o contágio, manchas vermelhas e bolhas esbranquiçadas, úlceras na região das genitais que podem até sangrar e causar dor ao urinar. Em alguns casos também aparecem cascas que se formam quando as úlceras cicatrizam.

O QUE FAZER PARA EVITAR TUDO ISSO?

SIGA AS DICAS:

– Evite (ao máximo) usar calças apertadas no auge do verão. Opte por vestidos, saias e calcinhas de algodão;
– Roupas íntimas devem ser lavadas com água e sabão e secas ao sol;
– Não compartilhe sabonetes, peças íntimas e toalhas;
– Durante a menstruação troque com regularidade o absorvente;
– Evite ficar com roupas molhadas por tempo prolongado;
Evite absorvente íntimo todos os dias.