fbpx
Mundo Kids Vitale

Como melhorar o desempenho escolar do seu filho

Smiling schoolgirl in casual red dress holding books and looking camera isolated over pink
Vamos dar um up no aprendizado das crianças?

Antes de tudo saiba: seu filho pode sim alcançar melhores resultados na escola e com isso ter autonomia.
Basta receber atenção individualizada de um profissional comprometido com o aprendizado infantil.

Por essas e outras que o Saberes aposta num ambiente de aprendizado planejado para atender as individualidades de cada criança.

Assim, elas somam experiências atrativas, divertidas e desafiadoras.

Nesse processo há união de forças entre escola, professores, família e todos que se envolvam no desenvolvimento da criança como ser único e capaz.

>> Leia mias: 5 dicas sobre introdução alimentar

Nessa perspectiva, através do atendimento neuropsicopedagógico as famílias de Cruz Alta e região, agora, contam com um importante aliado na busca pela aprendizagem de seus filhos.

A NEUROPSICOPEDAGOGIA

O profissional neuropsicopedagogo estuda a relação do funcionamento cerebral com os métodos de ensino e as formas de aprendizagem.

A partir disso, a neuropsicopedagogia é a ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana no ponto de vista de reintegração pessoal, social e educacional.

O aprendizado resulta de um comportamento complexo, estando relacionado ao conjunto de fatores que incluem desde aspectos neurobiológicos, até fatores ambientais, sociofamiliares e emocionais da criança.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mundo_kids_saberes_vitale29_out192-Cópia-393x890.jpg

DIAGNOSTICANDO AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

Geralmente as dificuldades são identificadas na escola, por meio da obsevação de comportamentos e habilidades da criança que destoam da maioria. Este olhar do professor alerta a família para uma possível dificuldade no aprendizado da criança (e  é essencial, porque possibilita procurar acompanhamento profissional individualizado o mais cedo possível).

Neste sentido, a avaliação neuropsicopedagógica, que faz uso de instrumentos padronizados e validados para cada faixa etária, vem contribuir para um olhar multidisciplinar, tão importante no diagnóstico e no planejamento de intervenções eficazes para cada caso.

A avaliação neuropsicopegagógica mapeia as potencialidades e dificuldades de cada criança e aponta estratégias de ensino mais eficientes para o aprendizado e desenvolvimento de cada criança.

QUESTÃO DE ESTÍMULO

É importante ressaltar que os circuitos neuronais relacionados ao aprendizado, memória, concentração, percepção e outras funções cognitivas são modificáveis de acordo com os estímulos recebidos.

A neurociência fornece evidências de que um ambiente rico em estímulos sensoriais e que desperte a curiosidade da criança com estimulação adequada provoca um aumento da densidade de conexões das células nervosas aprimorando o desempenho cognitivo, mesmo em crianças com déficit intelectual.

CHEGOU A VEZ DO SEU FILHO

Ao identificar as dificuldades que estão prejudicando o aprendizado fluido e proporcinar o acompanhamento do neuropsicopedagogo, é possível motivar e provocar o desejo de aprender, bem como permitir a autonomia cognitiva das crianças para que possam conduzir seu caminho de conhecimento e alçar novos e significativos voos.

Tags