fbpx
Fisioterapia

Fisioterapia respiratória, uma aliada no tratamento da asma

Exercícios de fisioterapia para fortalecer o pulmão de quem tem asma
Asma não é brincadeira e afeta milhares de pessoas de todas as idades. Veja como a fisioterapia respiratória pode te ajudar a vencer as crises.

Quando o assunto é asma todas as possíveis maneiras de prevenir são sempre muito bem-vindas. Você sabia que a fisioterapia respiratória pode ser uma grande aliada dos asmáticos? Olha só! 

Poeira, mofo, pêlos de animais, fumo e produtos químicos. E se você mora no Rio Grande do Sul ainda precisa se precaver ainda mais das crises de asma porque outro fator que as causam são as mudanças bruscas do clima.

 

Você deve estar pensando, já sei tudo isso, mas como faço para me prevenir?
A fisioterapeuta Juliana Bastos traz dicas fundamentais para manter a saúde do pulmão o ano todo independente da estação.

Você já ouviu falar em fisioterapia respiratória?

Segundo a Juliana, a fisioterapia respiratória atua na prevenção e no tratamento da asma, os tratamentos utilizados são variados, as técnicas podem ser manuais, cinéticas e posturais. Tratam-se do predomínio de inspirações lentas e profundas que promovem a redução na hiperventilação pulmonar.

“Essas técnicas tem boas evidências na melhora da qualidade de vida e controle da asma”, afirma.

A Juliana respondeu algumas perguntas da nossa redação que podem (e vão) te ajudar a entender mais sobre o assunto. Vamos lá:
 

A Fisioterapia respiratória é para quem?

Para adultos e crianças com asma brônquica. O tratamento de asma com fisioterapia respiratória além de reduzir a hiperventilação pulmonar treina os músculos responsáveis pela respiração. A prática desses exercícios (com a intensidade adequada) reduzem a sensação de dispnéia e intolerância ao esforço físico.

Quais os benefícios da fisioterapia respiratória para pacientes com asma?

Ela reduz o desconforto respiratório e a dispnéia, melhora a mecânica respiratória, melhora a força muscular respiratória nos casos de fraqueza desta musculatura, ajuda no condicionamento cardiorrespiratório e oxigena o sangue. Além disso, mobiliza as secreções, promove a re-expansão pulmonar.

Ou seja, é qualidade de vida melhorada!

E se o paciente com asma for criança?

As técnicas são apropriadas para cada faixa etária e precisam de cuidados diferentes que variam conforme a idade do paciente, fatores anatômicos e fisiológicos, avaliar o nível de cooperação e aderência ao tratamento por parte da criança e desenvolvimento neuropsicomotor, mas deve ser supervisionado por um fisioterapeuta, bebes prematuros e recém nascidos ,precisam de um cuidado especial para realização de manobras por serem mais frágeis.

>> Leia também sobre o poder de fazer Terapia

 

2 exercícios de fisioterapia respiratória para quem tem asma fazer em casa

 

*Porém, sempre indicamos que de preferência os realize com a instrução de um fisioterapeuta capacitado e com indicação do seu médico.

Técnicas de higiene brônquica

Percussões pulmonares manuais

As percussões pulmonares abrangem qualquer manobra realizada com as mãos sobre a superfície externa do tórax do paciente proporcionando vibrações mecânicas, as quais serão transmitidas aos pulmões, gerando mobilização de secreções pulmonares. Entre as percussões pulmonares mais utilizadas, destacam-se a tapotagem e a percussão cubital, sendo o objetivo de ambas deslocar o muco e permitir o seu encaminhamento para as vias aéreas centrais, facilitando assim sua eliminação.

Terapia de Expansão Pulmonar

A Inspiração Fracionada consiste em realizar inspirações nasais sucessivas e curtas, com uma pausa (apneia) após cada inspiração curta, até atingir a capacidade pulmonar total, e a seguir, uma expiração bucal. Tem-se também a Inspiração Sustentada Máxima, em que o paciente é orientado a realizar uma inspiração profunda até a capacidade inspiratória máxima, seguida de uma pausa inspiratória, e em seguida, a expiração bucal. Estes exercícios podem ser associados à elevação dos membros superiores.

 

Gostou das dicas? Marque agora mesmo uma sessão experimental e melhore a sua qualidade de vida!

Fale com a Juliana pelo Whats, clicando aqui ou na imagem abaixo: