fbpx
Esporte e Saúde

O Ballet Clássico como você nunca viu, saiba mais

side view of ballet teacher exercising with children in ballet school
Vamos falar sobre o Ballet clássico, siga lendo para descobrir mais sobre a modalidade que encanta:

Ballet clássico, a mais completa das atividades físicas, confira tudo sobre o assunto com a Professora Julia Duda.

O Ballet Clássico é a modalidade da dança mundialmente conhecida e de características específicas. Ele promove o desenvolvimento de habilidades, fortalece a musculatura, a flexibilidade, concentração e a disciplina.  A leveza nos movimentos, corpos fortes e flexíveis e uma bela postura são as suas marcas registradas. No entanto, o caminho percorrido pelas bailarinas profissionais até a excelência geralmente inicia ainda quando crianças.

Emagreça dançando com o Mix Dance em Cruz Alta

 

O ensino da técnica Ballet Clássico se da verdadeiramente a partir dos 8 anos. Antes disso, nas aulas de Baby Class e Ballet preparatório as crianças se familiarizam com a técnica clássica, o que facilita (e muito) o processo para aquelas que desejam se tornar bailarinas profissionais.

Você deve estar se perguntando por que exatamente aos 8 anos? Nessa idade as crianças estão prontas física e psicologicamente para uma verdadeira aula de ballet.

A preparação para a aula também é parte do ensino da técnica clássica. No intuito de desenvolver a disciplina e o comprometimento (características primordiais no ensino da dança). Quando entram para a aula, as crianças já devem estar preparadas, isso inclui o coque feito, roupas adequadas e sapatilhas.

Como é uma aula de ballet infantil?

No primeiro momento os alunos se apresentam e fazem reverência à professora, com isso aprendem a respeitar os colegas e a professora e entendem que a aula está começando, o que favorece o ambiente de concentração e foco.

Na sequencia a aula inicia com exercícios de postura, aquecimento e trabalho de flexibilidade, tudo executado pelos alunos com o olhar atento da professora. Vale lembrar que os exercícios de flexibilidade podem parecer rígidos, no entanto, os limites corporais das crianças sempre são respeitados.

Clique aqui para acessar uma videoaula de alongamento que pode ser feito em casa.


A barra e o ballet

Após os passos acima chega a hora da barra, um dos momentos mais importantes, onde as crianças desenvolvem a técnica do Ballet Clássico. Nela acontecem os primeiros pliés, tendus, port de bras e jetés.

Na sequência há os exercícios de centro, diagonais, atividades mais livres e até mesmo brincadeiras. O lado artístico da aula é aflorado nesse momento onde a imaginação é explorada e cada bailarino aplica em suas criações a técnica aprendida.

A finalização da aula, que pode ser uma sequência de dança, demonstrações das criações, momento de massagem ou relaxamento, traz um instante tranquilo que permite às crianças se reorganizem e finalizem a aula.

O Ballet, realizado com comprometimento e técnica, é lindo e capaz de desenvolver uma boa autoestima nas crianças, gerando também o amor pela arte da dança e pelas artes.

Partiu marcar uma aula experimental? Clique na imagem abaixo.

 

>> Conteúdos como este você também encontra na edição impressa da Vitale. Para ler e saber mais CLIQUE AQUI