fbpx
Cuidados da Estação Medicina Vitale

Dengue no RS: 81 casos confirmados em 2019

Confira como a doença é transmitida e qual a peculiaridade desse mosquito.

Aedes aegypti, mais conhecido como Mosquito da Dengue, também transmite febre Zika e a febre de Chikungunya, que são doenças infecciosas de origem viral.

No Rio Grande do Sul já foram registrados mais de 81 casos da doença e 36 em um único bairro de Porto Alegre. Outros 5 casos importados também já foram identificados, totalizando 41 infectados até o início de abril. Em Minas Gerais o estado é mais crítico e a Secretária de Saúde já registrou 21 mortes.

COMO É TRANSMITIDA:

Os mosquitos fêmea sugam sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectivo, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem.

O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. 

Para conhecer a diferença entre resfriado e H1N1, clique aqui

Os primeiros casos de Dengue na região Noroeste foram registrados em Panambi, Cândido Godói e Ijuí. Com destaque principal a Panambi, que registrou o primeiro caso autoctone, ou seja, contraído dentro dos limites do município. 

Para prevenir que a situação seja de alerta pelo alto número de mosquitos e de contágio, apenas uma atitude bem simples precisa ser tomada: nunca deixe água parada. É nela que os mosquitos põem os seus ovos. Garrafas, pneus, potes, caixas d’água destampadas, são tudo que o Aedes aegypti precisa para perpetuar sua raça. 

MEDIDAS RECOMENDAS:

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos vasos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando matéria orgânica, como folhas e restos de alimento de animais;

– Escovar bem as bordas dos recipientes e mantê-los sempre limpos;

-Manter lixeiras fechadas;

-Manter piscinas bem tratadas o ano inteiro. 

E o cuidado deve se estender por toda a vizinhança, todos precisam fazer a sua parte, pois o menor receptáculo de água pode servir de ninho para os ovos do mosquito.

Tags