
Erros mais comuns:
- Não apoiar a sua zona lombar no banco. Esta postura acentua a concavidade nesta zona da coluna, aumentando também a projeção da cabeça para frente, desencadeando em primeira instância lombalgias.
- Banco muito inclinado para trás. Deixar o banco nesta posição obriga que o corpo não tenha apoio e que esteja sobrecarregado com tensões desnecessárias.
- Conduzir durante muitas horas. Estar demasiado tempo na mesma posição é prejudicial para o seu corpo, podendo desenvolver problemas posturais.
- Estar bastante próximo do volante. Esta posição aumenta a tensão nos ombros e punhos, fator de risco para o desenvolvimento de doenças musculoesqueléticas.
- Conduzir com uma apenas uma mão no volante, obrigando o seu corpo a deslocar-se lateralmente (conduzir de lado) e originando escolioses.
A primeira coisa que devemos ter em atenção são os respectivos ajustes no banco, apoios e espelhos, portanto:
- Ajuste sempre o banco de forma confortável à sua posição, com atenção para a zona lombar estar bem apoiada e com os joelhos a três ou quatro dedos do volante.
- Caso o seu banco também se regule em altura, suba-o até ter uma visão adequada da estrada, contudo as suas pernas não devem tocar o volante.
- Na regulação de distância do volante, ajuste para a maior distância desde que seja possível apertar todos os pedais até o fundo com facilidade e sem esticar a ponta dos dedos.
- A distância do banco para o volante deve ser tal que os cotovelos permaneçam ligeiramente flexionados (por volta de 120º)
- Conduzir com as duas mãos no volante e centrado com o banco para evitar conduzir de lado.
- Zona posterior das coxas e nádegas bem apoiadas no banco sem deixar o pescoço se projetar para frente.
- Durante viagens maiores, aproveite para alongar as zonas corporais envolvidas na condução. Da próxima vez que conduzir não se esqueça destas dicas para uma melhor postura
Tiago Santos – Fitness Adivisor

























Adicione Comentário