Google+
sexta-feira , 15 dezembro 2017

Para hidratar a pele e aproveitar o calor

Saiba o quanto os cosméticos ajudam a pele quando o assunto é o verão

imagem_blog_hidratar_a_pele_dez13

Viviane Deuschle

Todas as formas conhecidas de vida precisam de água. Fonte de vida, beleza e também de lazer, ela é um componente essencial para o funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais como a da pele. No corpo humano a água constitui 70% do total, sendo seu principal componente.

O verão é a época que mais lembra a água, por isso, no calor da estação, alguns cuidados especiais devem ser tomados para que se evite a perda exagerada e acabe causando uma desidratação no organismo. A desidratação ocorre no organismo quando este não dispõe de água suficiente para exercer suas funções normalmente. Por isso, nos meses mais quentes é indispensável ingerir quantidades adequadas de água.

Uma das partes do corpo que mais sofre com os efeitos da carência de hidratação é a pele, podemos perceber os problemas de desidratação quando ela demonstra um aspecto repuxado. Este pode evoluir para outros problemas como eczema e prurido. O envelhecimento também pode provocar a desidratação da pele, pois com o avanço da idade, menor será a quantidade de água no organismo. Associado a isso outros fatores como banhos quentes e sabonetes podem contribuir para o ressecamento da pele.

A hidratação da pele é essencial não apenas para mantê-la suave, elástica e com aparência saudável, mas também para o funcionamento normal da camada mais externa da pele e responsável, principalmente pela proteção do organismo. E para isso, as tecnologias de hidratação estão cada vez mais sofisticadas, à medida que os consumidores passam a dar maior importância às condições e a aparência da pele, considerando que a estrutura da mesma é complexa e encontra-se continuamente exposta a fatores ambientais.

Para manter a pele bem hidratada com estas tecnologias existem cosméticos especiais. Óleos vegetais, por exemplo, que possuem formulações cosméticas destinadas com a finalidade de repor o filme lipídico sobre a pele, promovendo maciez e hidratação por oclusão, principalmente após o banho. Além dos óleos, existem as ceramidas, que reconstituem a barreira lipídica, alguns hidratantes que atuam por umectação e outros hidrolisados de proteína como a queratina e também polissacarídeos como o ácido hialurônico, e há ainda, os cosméticos que promovem uma hidratação ativa na pele, permeando a camada córnea e retendo água em toda a sua extensão, como a ureia, PCA-Na e lactato de amônio.

Para além da Pele

Não só a pele, mas também outras partes do corpo como os lábios, que ficam expostas aos fatores ambientais podem ficar desidratados. Neste caso, os batons podem ser incrementados como ativos hidratantes e filtros solares. As mãos, também se encontram mais vulneráveis aos efeitos do ambiente e de agentes químicos, que se manifestam na forma de ressecamento, aspereza e descamação, sendo fundamental nestas situações, produtos hidratantes e suavizantes.

Para complementar a hidratação, não é permitido esquecer-se dos filtros solares, que exercem efeito protetor através das propriedades que apresentam em refletir, dispersar e absorver a radiação solar que incide sobre a pele. Portanto, lembre-se, hidrate-se, proteja-se e aproveite ao máximo o que esta estação pode oferecer.

Confira também

Ortocapilar: a solução inovadora para a calvície feminina

Tratamento genuinamente ortomolecular ajuda a reverter quadro de doença, que atinge milhares de mulheres Atualmente, …

medicamentos

Saiba como usar e armazenar corretamente os medicamentos

Todo o cuidado é necessário para sua vida não correr riscos. Por isso, seguem algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *