Google+
sexta-feira , 20 outubro 2017

Os prazeres e sabores da cozinha vegetariana

vegetarianoO vegetarianismo é uma dieta baseada em vegetais com abstenção de qualquer tipo de carne. Mas quais pratos não levam carne em seu preparo? É muito comum, quando alguém diz ser vegetariano, surgir à pergunta: “Nossa! mas o que você come?” É simples. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível comer bem sem comer carne. Existem muitas receitas que podem ser elaboradas substituindo-a por outros ingredientes. Basta usar a criatividade. 

Segundo a Gastróloga Camila Moraes Aquino, formada pela Unisul, em Santa Catarina, proprietária do restaurante New London, em Santa Maria, uma ótima pedida para substituição da carne é a soja, seja como saladas ou proteína texturizada. “Para usar a soja é necessário deixá-la de molho na água por, pelo menos, 4 horas. No caso da proteína texturizada, 15 minutos em água morna. Depois, espremer bem e fritar. E então, prepare o molho como normalmente”, explica.

A cozinha vegetariana, se usada corretamente, é muito saudável. “Neste tipo de dieta se consome grandes quantidades de fibras e vitaminas diversas, evitam-se os altos níveis de colesterol e a gordura saturada. Estudos demonstram que pessoas que aderem a ela têm menor incidência de doenças cardíacas, hipertensão, obesidade, diabetes, câncer, distúrbios intestinais, pedras nos rins e na vesícula. Além disso, oferece uma grande quantidade de antioxidantes e previne os danos celulares”, salienta.

É essencial manter a ingestão de nutrientes e proteínas. Caso contrário pode-se desencadear sérios problemas de saúde, como a anemia e a baixa das defesas do corpo. “A carne possui nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Para substituí-los é importante ingerir alimentos que possuam principalmente ferro e vitaminas C e B12. Um suco ótimo para repor essa vitamina é o de acerola com leite e mel. A vitamina B12, que pode ser encontrada em omeletes e no próprio leite”, sugere Camila. Em vegetais, frutas, leguminosas e cereais também é possível se obter os nutrientes que organismo necessita, incluindo as proteínas provenientes da carne. Camila especifica, ainda, que a comida vegetariana é diferente da comida vegana, onde nem mesmo leite e ovos fazem parte do cardápio.

O tempero que dá gosto:

A comida vegetariana tende a ser mais temperada que outras, mas não é uma regra. Seja o seu prato vegetariano ou não, Camila dá algumas dicas para fazer bonito na cozinha, cozinhar não tem mistério. “Se você gosta e cozinha com amor tudo sai perfeito. Permita-se inovar. Se costuma seguir receitas na internet ou livros e deseja mudar um ingrediente, fique a vontade. Na cozinha pode ser tudo como você gosta. Se quer colocar mais sal ou tempero, vai fundo, mas cuidado com o sódio em exagero e nunca se esqueça de provar antes de servir”, sugere.

Receita: 

Batatas com gengibre

Preparação: 10 minutos | Tempo de cozedura: 1h e 15 minutos

 INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

675 g de batatas firmes, cortadas em cubos

2 colheres de sopa de óleo vegetal

Pedaço de 5 cm de raiz de gengibre fresca, ralada

1 malagueta verde fresca, picada

1 talo de aipo, picado

25 g de amêndoas de caju

Filamentos de açafrão-da-índia

3 colheres de sopa de água a ferver

60 g de manteiga

Folhas de aipo, para guarnecer

PREPARAÇÃO DAS BATATAS COM GENGIBRE

– Coza as batatas numa panela com água a ferver durante 10 minutos e escorra-as bem.

– Aqueça o óleo numa frigideira de fundo pesado e junte as batatas. Cozinhe em lume médio, mexendo constantemente, durante 3-4 minutos.

– Junte o gengibre ralado, a malagueta, o aipo e as amêndoas de caju e cozinhe durante 1 minuto.

– Entretanto, coloque os filamentos de açafrão numa pequena tigela. Acrescente a água a ferver e reserve durante 5 minutos.

– Acrescente a manteiga à frigideira, baixe o lume e incorpore na mistura de açafrão. Cozinhe, em lume brando, durante 10 minutos, até as batatas estarem tenras.

– Transfira para um prato de servir aquecido, guarneça as batatas com gengibre com as folhas de aipo e sirva de imediato. Pode servir as batatas com gengibre também acompanhadas com um molho vegetariano, como por exemplo, o fondue de três queijos.

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

2 Comentários

  1. Sérgio Aranalde Kaul

    Você é a camila aqui da unisul que estudou comigo ( Sérgio, amigo do haroldo )? Se for me passa algum numero de contato ok, te procuro por toda internet e ta dificil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *