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sábado , 25 novembro 2017

Musculação, você está fazendo certo?

musculacaoA partir do século XVIII, marcado pelo início da revolução industrial, os avanços da tecnologia permitiram que a humanidade experimentasse um nível de conforto jamais sonhado, o movimento corporal foi direcionado à execução de gestos repetitivos, servindo como máquina de produção.

O descuido com a movimentação do corpo acarreta na diminuição anormal da função ou atividade motora. Quando ocorre o enfraquecimento de vários grupos musculares, o organismo se adapta alterando de forma errônea seu funcionamento. Ao longo do tempo esses mecanismos compensatórios provocam alterações anatômicas que sobrecarregarão ossos, músculos e articulações, originando deficiências funcionais.

A falta ou a grande diminuição da atividade física, definida sedentarismo, é de acordo com a Organização Mundial de Saúde o quarto maior fator de risco de mortalidade global, responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, sendo a principal causa do aumento da incidência de doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, infarto do miocárdio) e metabólicas (diabetes, obesidade).

A prática de exercício físico por meio da musculação é uma das possibilidades de prevenção e tratamento das doenças acima citadas e de tantas outras. Somado a isso, ela pode ser praticada pelos que objetivam o aumento de força, hipertrofia, resistência e potência muscular, melhorando o desempenho esportivo e qualidade de vida. Para tanto, os iniciantes nesta prática devem estar conscientes de alguns aspectos:

Ao iniciar os exercícios o praticante precisa estar concentrado na execução correta da técnica do movimento, mantendo o controle motor, e não querendo vencer cargas elevadíssimas. A partir do domínio da técnica de execução dos exercícios, as cargas progressivas poderão ser aplicadas com segurança, ou seja, qualidade de execução e não quantidade de carga utilizada, o que determinará um exercício bem realizado e com resultados esperados.

A seguir, algumas sugestões de planejamento para iniciantes na prática de musculação: 

Click no link da revista online: http://issuu.com/inovecomunic/docs/revista_vitalite_8ed na pág 20, para ler esta maravilhosa matéria na íntegra e ficar por dentro do planejamento muscular orientado pelo Educador Físico Tiago Facchini – Formado em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, com mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

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