Google+
quarta-feira , 23 agosto 2017

Hidrate o seu inverno

hidrateseuinvernoChegou o inverno! E junto com ele algumas desagradáveis consequências que se refletem na pele: mãos ressecadas, lábios rachados e rosto ardendo. Mas como controlar esses inconvenientes e tirar proveito da estação mais charmosa do ano com a pele bonita?

A solução é a hidratação.

A diminuição da umidade na pele ocorre, principalmente, pela exposição a fatores externos como a umidade do ar, o uso de detergentes alcalinos, a radiação solar e variações de temperaturas. Assim, as baixas temperaturas favorecem a desidratação da pele, resultando muitas vezes em rachaduras, ardência, aspereza e redução da flexibilidade.

Os produtos hidratantes solucionam esse problema, e por isso são importantes. Eles mantêm e restauram o aspecto da pele, além de atuar na melhora da absorção de água pelas camadas epidérmicas ou na redução da evaporação dela pela pele.

Há uma grande quantidade de produtos e ativos cosméticos usados para esta finalidade, mas o importante é que os mesmos tragam benefícios imediatos. Assim, em primeiro lugar, é necessário conhecer o tipo de pele e qual o objetivo que se quer atingir.

Para o rosto, por exemplo, são necessários produtos mais suaves e menos graxos, pois esses podem aumentar a oleosidade e ocasionar a obstrução dos poros. Para a pele seca pode-se usar pequenas quantidades de substâncias emolientes, pois são capazes de auxiliar na hidratação.

Para os lábios os produtos ideais são à base de manteigas e vitaminas. Os filtros solares, devido ao seu conteúdo oleoso, também podem ser úteis nesta estação devido ao seu efeito protetor.

As mãos sofrem mais durante o inverno, elas ficam mais expostas aos agentes externos. Nesse local podem-se usar substâncias mais oleosas, como óleo de amêndoas doce, de semente de uva, macadâmia, além das vitaminas oleosas e óleo de silicone. Um ativo muito empregado na hidratação das mãos e eficaz para combater a desidratação é a ureia. Utilizada na forma de cremes e loções, confere suavidade e aumenta a elasticidade da pele das mãos.

No caso de rachaduras mais intensas, que ocorrem principalmente nas mãos, é aconselhável procurar ajuda de um profissional médico para um tratamento mais específico, pois esse tipo de problema necessita, muitas vezes, de produtos medicamentosos e não somente de cosméticos. São inúmeros os produtos preparados através da manipulação e feitos de acordo com a necessidade de cada pessoa. Proporcionam assim, resultados eficazes e benefícios duradouros em curto prazo.

Viviane Deuschle

Confira também

cuidados com a pele no verão

Saiba como evitar os problemas de pele mais comuns no verão

Os dias mais quentes pedem atividades ao ar livre com muito banho de sol! Mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *