Google+
sexta-feira, Abril 27, 2018

Saiba tudo sobre o check-up odontológico

Quando o assunto é saúde, a prevenção é sempre o melhor remédio e com a saúde bucal não é diferente. Por isso, uma forma de precaução é fazer o check-up odontológico preventivo. O procedimento identifica possíveis problemas e o paciente pode iniciar o tratamento precoce.

Com o avanço da tecnologia agora o procedimento  é digital e realizado através da captação de imagens por uma câmera de alta definição que amplia em até 60 vezes a visualização de qualquer problema, por menor que seja.

A dentista Rose Helena Burgon explica que na consulta há análise minuciosa da imagem dos dentes. “Além dos dentes, é possível analisar lábios, gengivas ou outras imperfeições, como por exemplo, tártaros, inflamações gengivais, defeitos ou infiltrações em restaurações antigas e até mesmo lesões de tecidos moles em língua e bochecha, como o câncer bucal.”, explica.

Com essa técnica o dentista faz micro intervenção sem causar dor nem estresse ao paciente. Uma das vantagens em realizar o check-up é evitar o sofrimento decorrente de tratamentos odontológicos demorados e invasivos, além do custo menor.

De acordo com a especialista, as avaliações podem ser anuais ou semestrais, dependendo do caso. “Para os pacientes que possuem inúmeras restaurações, histórico de lesões de cáries ou doenças da gengiva e são considerados de riscos, indicamos a revisão semestral. Já para aqueles que praticamente não possuem restaurações e têm gengivas saudáveis, além de não fumarem, as revisões podem ser mais espaçadas, uma vez por ano” esclarece.

O check-up bucal é indicado para pessoas de qualquer idade. As crianças são mais beneficiadas porque ao realizarem o exame logo na dentição dificilmente terão que passarão por procedimentos como restaurações, próteses e implantes entre.  Portanto, o check-up digital preventivo visa garantir a saúde bucal utilizando a mais moderna tecnologia para identificação de doenças bucais ainda em fase inicial, evitando assim problemas mais complexos, dolorosos e onerosos para o paciente.

 

Confira também

Impetigo: saiba como evitar a infecção que atinge crianças

A doença é altamente contagiosa, caracterizada pela infecção causada por uma bactéria que já está …

3 livros que você não pode deixar de ler

Ler traz inúmeros benefícios a saúde metal e física, estimula a criatividade, expande o vocabulário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *