Google+
sábado , 19 agosto 2017

A prevenção ainda é o melhor remédio!

Prevencão câncer de mamaMulheres com mais de 40 anos devem realizar o exame de mamas com um profissional anualmente. Ela precisa ser realizada a cada 2 anos, entre os 50 e 69 anos ou conforme recomendação médica, pois ela é capaz de diagnosticar lesões muito pequenas e em fase inicial, com apenas alguns centímetros.

Observa-se que mulheres com risco elevado da patologia têm a hereditariedade como responsável por 10% do total de casos e devem iniciar este rastreamento mais precocemente.

Para uma detecção mais eficaz e precoce do câncer de mama, só através do exame clínico e a mamografia. Entre os fatores de risco para desenvolver a doença estão: a idade avançada; a exposição prolongada aos hormônios femininos (menarca precoce e menopausa tardia, nuliparidade e primeira gestação tardia); o excesso de peso; histórico familiar; mutação genética e como fator de risco que é ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2.

Uma vez diagnosticado,através de exames clínicos e de imagem e confirmado por biópsia,o câncer deve ser cuidado por uma equipe multidisciplinar, com intuito de tratar adequadamente a paciente. Entre as formas de tratamento temos a cirurgia/ressecção tumoral, que pode ser mais conservadora ou mais agressiva, como, por exemplo: as mastectomias radicais, seguidas ou não de acompanhamentos adjuvantes, a quimioterapia, a radioterapia ou ainda a hormonioterapia.

A forma como será feita dependerá das características tumorais, da idade e da presença ou não de doenças associadas. É importante salientar que o diagnóstico precoce é o fator determinante para a cura e qualidade de vida da paciente, portanto a CONSCIENTIZAÇÃO é o caminho.

Carla Gardani

Oncologista Clínica

Cremers 26.064

Confira também

JUDÔ CRUZ ALTA

Cruz-altenses trazem ótimos resultados da Supercopa Canoas de Judô

Aconteceu no ultimo sábado (15), a Supercopa Canoas no Centro Olímpico Municipal da cidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *