fbpx
Odonto Vitale

Como vai a sustentação dos seus dentes?

Cuidar da saúde bucal é essencial para manter os tecidos de sustentação e suporte dos dentes livre de infecções e doenças

Assim como nossas casas precisam de um alicerce maciço, nossos dentes precisam de um suporte saudável.

E a sua gengiva, como vai? A falta de cuidado e higiene com ela pode acarretar na perda de seus dentes para doenças como a periodontia, por exemplo, que tem como seu agente causador uma placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário.

Ela acomete os tecidos de sustentação e suporte dos dentes (gengiva, ligamentos e osso alveolar). Trata-se de uma doença infecciosa, crônica, que normalmente alterna períodos de maior e menor intensidade de progressão.

Além de ser um risco provável para doenças sistêmicas (doenças que podem afetar todo o organismo), leva a perda de suporte dos dentes, mobilidade, desconforto, sangramento, gosto ruim e mau hálito. A dor nem sempre está presente e o sangramento é menor em pacientes fumantes, pela diminuição no aporte sanguíneo das gengivas, causado pelas toxinas do cigarro.

Entre as doenças sistêmicas que podem estar relacionadas encontram-se: as cardiovasculares, respiratórias, renais, hepáticas e também o diabetes.  As substâncias químicas geradas pelo organismo na boca, devido ao processo inflamatório da doença periodontal, ativam respostas de defesa em vários locais do organismo. São necessários, ainda, muitos estudos para clarear estas inter-relações, mas há fortes evidências apontando neste sentido.

Mais recentemente algumas publicações científicas têm mostrado causas da inter-relação do bem-estar físico, biológico e emocional. O paciente precisa ser avaliado e tratado como um todo.  Uma equipe multidisciplinar (dentistas, médicos e outros profissionais da área da saúde) é o mais indicado para tratar questões como essa.

O tratamento deve ser feito por um cirurgião dentista, o qual vai identificar e eliminar os fatores causadores, normalmente multifatoriais (locais, sistêmicos e comportamentais). A prevenção com visitas regulares ao dentista é sempre o melhor caminho.

Dr. Ivori Caino de Oliveira
Cirurgião Dentista
Especialista em Periodontia

Graduação Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Pós Graduação em Saúde Publica pela Unijuí
Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
Capacitação em Implantodontia pelo SESCOOP/RS UNIODNTO FEDERAÇÃO