fbpx
Odonto Vitale

Programa de Saúde Bucal é implantado nas escolas de Cruz Alta

O projeto, elaborado pelo vereador Cristiano Viana, tem como foco a saúde bucal desde a infância para a construção e garantia de hábitos saudáveis.

Com o propósito de estimular a higiene da saúde bucal, principalmente nas crianças, o projeto Sorriso Feliz, elaborado pelo vereador e coordenador do núcleo de saúde bucal de Cruz Alta, Cristiano Viana, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores em Cruz Alta, na última semana.

O projeto visa instigar, na rede municipal de ensino, a partir das séries iniciais, práticas saudáveis. De acordo com Cristiano, a escola é fundamental para inserir bons hábitos no dia a dia dos alunos.

>> Seus dentes também precisam de preventivo – Conheça o CHECK-UP Digital Odontológico

“O projeto possui foco na comunidade escolar. Justo por entender que é um local de formação do indivíduo. Com isso, se pode inserir hábitos saudáveis no cotidiano das crianças, que vão poder levar esses ensinamentos ao longo da vida”, destaca Cristiano.

Além disso, ações neste sentido já estão em andamento. Segundo Cristiano, o programa deve garantir que as atividades sejam realizadas de modo independente pelo município. Ou seja, sem necessariamente ser feito através da iniciativa privada ou de programas federais.

Além de melhorar o bem-estar das crianças, o projeto prevê o fornecimento de escovas dentais, dentifrícios e fio dental, bem como, orientações sobre a higiene oral.

>> Saiba tudo sobre o check-up odontológico

“O programa institui palestras, debates, distribuição de informativos impressos e exposições práticas. Assim como, no decorrer do projeto, serão realizados levantamentos epidemiológicos para avaliação do mesmo”, comenta Cristiano.

O que é saúde bucal?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde bucal compreende um estado em que se está livre de dores, desconfortos e alterações na boca e na face. O que abrange as condições de câncer oral ou na garganta, infecções e ulcerações bucais, doenças e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida, impedindo que o paciente coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável.

Assim como é preciso manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos para auxiliar no correto funcionamento do corpo, dar atenção para a saúde bucal é essencial. Por isso, programas como este, implantado em Cruz Alta, são fundamentais para estimular hábitos saudáveis desde a infância.