fbpx
Cuidados da Estação Medicina Vitale

Diferença entre o resfriado e a H1N1

Está com os sintomas de gripe, mas se sentindo tão mal a ponto de suspeitar que pode ser H1N1? Então siga lendo:

Febre, tosse e dores no corpo. Parece gripe, não é mesmo? Esses sintomas podem ser um sinal da influenza A, ou gripe suína como preferir chamá-la, e é causada pelo vírus H1N1, resultado da combinação do vírus da gripe aviária, do vírus da gripe suína e do vírus humano da gripe.

Um pouco diferente do resfriado comum, a infectologista Dra. Paula Facco destaca:

“Essa infecção é mais forte que o resfriado e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos. Pode ser perigosa em idosos, gestantes, bebês e pessoas com doenças crônicas ou deficiência na imunidade” – Dra Paula.

Transmissível sim

De acordo com a Médica uma pessoa infectada com o vírus pode transmití-lo entre 24 horas antes de iniciar os sintomas até 7 dias após a resolução desses, ou seja, todo cuidado é pouco! Pode-se adquirir Influenza ao tocar com as mãos, uma superfície ou um objeto contaminado com o vírus e em seguida tocar os olhos, boca ou nariz. Estudos têm demonstrado que o vírus da Influenza pode sobreviver por 24 a 48 horas em mesas, teclados de computador e maçanetas.

Crianças de creches, berçários e escolas estão mais suscetíveis à contaminação da doença na maioria em virtude de manterem um contato muito próximo. A troca de objetos que podem ter sido contaminados com partículas de vírus e locais fechados sem ventilação de ar aumentam o risco de transmissão.

Como evitar a gripe H1N1?

– Vacinar anualmente;

– Higienização das mãos com água e sabão ou usar álcool-gel, e evitar colocá-las no rosto e região da boca;

– Utilizar lenço descartável ao espirrar, tossir ou falar e jogar o lenço no lixo após o uso. Se não tiver lenços de papel, use o cotovelo ao tossir ou espirrar e, em seguida, lave as mãos;

– Pessoas doentes devem permanecer em casa, evitando ir ao trabalho ou à escola;

– Beber bastante água, para que não haja acúmulo de secreção;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copos;

– Evite o contato muito próximo com alguém infectado;

– Evite frequentar lugares fechados e com muitas pessoas;

– Mantenha hábitos saudáveis.