Não há mais dúvidas! De forma regular e com acompanhamento a qualidade de vida se sobressai.
A paixão por exercícios físicos e o fato de ser diabético insulino, dependente há 12 anos, só reforçou a vontade do Personal Trainer Tiago Barros de encarar novos desafios. Em entrevista exclusiva a Revista Vitale, aos 40 anos, ele revela como é sua rotina e o que precisa fazer para manter seu sonho e saúde em dia.
O que te motivou a buscar ajuda na atividade física
Sempre gostei de praticar esporte, mas comecei a me interessar por Triathlon em 2008, quando decidi fazer meu primeiro IRONMAN. O fator motivante foi o fato de ser diabético insulino dependente e sentir a necessidade de praticar atividade física para controlar do diabetes. Depois que comecei reduzi as doses das insulinas aplicadas, tenho um ótimo controle nos níveis de colesterol e baixo nível de gordura corporal.
Leia também: 5 fatos que você precisa saber sobre Diabetes na infância
Tens uma alimentação diferenciada nos dias que antecedem a competição?
Sim. Para que esses benefícios sejam completos uma dieta balanceada, evitando a ingestão de álcool, frituras, gorduras, alimentos industrializados e refrigerantes, é essencial. No dia a dia opto por alimentos integrais, sete porções de frutas, muita proteína e sempre complementando com grãos como linhaça e quinoa.
Como é realizado o seu treino?
3 horas de musculação, 200 km de bicicleta, 8 de natação, 50 de corrida e 1 hora de massagem por semana.
Quais competições que já participou?
4 IRONMAN
3,8 km Natação + 180 km de Bike + 42 km de Corrida
10 IRONMAN 70.3
1,9 km Natação + 90 km de Bike + 21 km de Corrida
Triathlon Olímpico
1,5 km de natação + 40 km de Bike + 10 km de Corrida
O que vem pela frente?
Estou me preparando para duas provas importantes, dia 05 de abril para o Campeonato Mundial de IRONMAN 70.3 Brasília (classificatória para a final mundial na Áustria) e dia 25 de outubro para Ironman 70.3 em Miami/USA.
Tiago é o brasileiro na 18°posição do Ranking Mundial de competições de IRONMAN e a prova viva de que uma pessoa com diabetes pode sim levar uma vida muito mais saudável e cheia de aventuras.
Leia também: >> Diabetes sem medo e a hipoglicemia: Não espere, AJA!
PALAVRA DA ENDOCRINOLOGISTA:
O exercício físico traz uma melhora na ação insulínica, especialmente no músculo. Naturalmente, como o diabetes tipo 2 caracteriza-se predominantemente por resistência à insulina, nesses pacientes observa-se mais facilmente o efeito benéfico dos exercícios sobre o controle glicêmico. No entanto, indivíduos com diabetes tipo 1 e os não diabéticos apresentam também melhor sensibilidade à insulina induzida pelo exercício”, ressalta a Endocrinologista Brenda O. Alberto CRMRS 27424.
Adicione Comentário