fbpx
Empreendendo Vitale

Como você tem cuidado da sua carreira?

Como vai a sua carreira?
Será que a sua carreira vai bem? Siga lendo para refletir:

Há algum tempo, e de forma ainda mais contundente agora, em que a finitude da vida se torna tão concreta e presente, as pessoas têm buscado autodesenvolvimento e realização integral e isso envolve a carreira.

 

Sabendo da importância desse tema, conversamos com a Diretora da Tece DesenvolvimentoPatrícia Dall’ Agnol Bianchi. Siga lendo para saber mais:

Um trabalho que não esteja alinhado com nossos valores, princípios e propósito de vida deixam de fazer sentido ao longo do tempo e passam a gerar um sentimento de inadequação e frustração. Muitas vezes demoramos para perceber o quanto esses sentimentos e emoções podem impactar nossa vida e a de todos a nossa volta. Porém, quando tomamos consciência, podemos conduzir nossos movimentos para uma vida de mais sentido e gratificação.

O Professor Luiz Carlos Cabrera, em 1988, definiu carreira como sendo “uma sequência orquestrada de alianças, parcerias e escolhas, orientadas por um projeto que lhe permita ter uma empregabilidade, que lhe proporcione uma vida saudável, próspera e feliz”. A partir disso, fica claro que uma carreira é algo individual e muito particular, afinal o que é ter uma vida saudável, próspera e feliz para você pode não ser a mesma coisa para seu colega ao lado. Dessa forma, não podemos terceirizar o projeto da nossa carreira para outras pessoas, sejam elas, nossos chefes, pais ou parceiros e nem mesmo para a empresa ou para “o mercado”. Precisamos assumir de forma consciente o projeto de carreira que queremos desenvolver.

O que normalmente buscamos quando decidimos desenvolver nossa carreira?

Entre tantas possibilidades podemos citar:

– Crescimento de carreira, objetivando uma promoção ou cargo de maior visibilidade;

– Desenvolvimento de habilidades e competências para alcançar as metas identificadas pelo próprio profissional ou pela empresa;

– Desenvolvimento da capacidade de liderança para melhorar a performance individual ou de todo o time;

– Melhorar a empregabilidade em um cenário de incertezas e desafios, como no caso de uma demissão, ou para se manter como um talento importante para a empresa.

– Aprimoramento de habilidades e competências para uma transição de carreira, quando for o caso;

– Encontrar equilíbrio entre as diferentes áreas da vida sem que isso prejudique seus resultados.

Não podemos perder de vista a complexidade do mundo atual e a dinamicidade do mercado de trabalho. É preciso enfrentar o mercado cuidando da carreira e da empregabilidade.

Para nossa empregabilidade precisamos de atenção em 3 pontos:

– Atualização permanente do ponto de vista do conhecimento da nossa área de atuação;

– Desenvolvimento constante de novas habilidades e competências;

– Construção e manutenção de uma rede de contatos e relacionamentos forte.

Essas três ações precisam estar muito presentes no decorrer de nossa vida profissional, independente do momento que estamos vivendo. São de nossa responsabilidade e, apesar de não haver terceirização, há a possibilidade de buscar um profissional que possa auxiliar neste processo.

Quais são as vantagens de um Programa de Desenvolvimento de Carreira?

Muitas pessoas ainda não alcançaram seu verdadeiro potencial. Quando se tem clareza e estratégias claras e específicas para tal, promovem-se mudanças muito positivas na vida pessoal que transbordam para todas as demais áreas da vida. Seja para crescer, desenvolver ou alcançar outros patamares, um profissional em gestão de carreira pode auxiliar muito neste caminho.

Além das situações já citadas aqui, existem alguns momentos em nossas vidas em que é natural nos sentirmos desorientados sobre qual caminho seguir ou como percorrê-lo, e é nesse momento que um Programa de Desenvolvimento de Carreira pode fazer sentido. Por exemplo:

– Quando estamos em um curso universitário e começam a surgir as possibilidades de atuação e especialização;

– Quando formamos. E agora?

– Quando há a perspectiva de escalada na carreira;

– Quando a carreira parece estar estagnada;

– Quando desejo uma transição de carreira;

– Quando a performance está abaixo do esperado por mim;

– Quando desejo desenvolver a minha liderança;

– Quando pretendo assumir novos desafios;

– Quando desejo empreender;

– Quando estou me preparando para a aposentadoria;

– Quando busco uma recolocação no mercado de trabalho.

 

Faça agora um reflexão e identifique em que fase da sua carreira você se encontra.

 

A TECE pode ajudar neste e em inúmeros outros processos.
CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo para planejar o próximo passo de uma trajetória pessoal e profissional de mais sucesso e satisfação.