O ano letivo vai começar, o seu filho está preparado?
A sociedade brasileira, em geral, não tem o costume de agir de forma preventiva aos problemas e dificuldades, assim acontece na saúde, economia, e infelizmente, também na educação.
Sabemos que o modelo usual de ensino espera a criança falhar para intervir, dando pouca ênfase à prevenção e identificação precoce. A avaliação do desenvolvimento e habilidades adquiridas pela criança através de um profissional especializado pode prevenir dificuldades futuras. Além disso, pode potencializar capacidades que a criança já desenvolveu e não podem ser alvo de trabalhos pela escola devido à grande diversidade e número de alunos por sala de aula.
Frente ao cenário vivido neste ano letivo de 2020, no qual grande parte das crianças permanecem em suas casas com aulas remotas, é crucial entendermos que uma avaliação e intervenção individualizada pode garantir um ano de 2021 mais tranquilo e pleno às nossas crianças.
Muitas famílias já estão se preparando para este retorno, com planejamento, foco e apoio educacional especializado, pois um ano desafiador pode ser encarado como a preparação para um ano cheio de conquistas e realizações. Afinal, se queremos algo diferente no futuro, é preciso que façamos diferente no presente. Apenas imaginar os problemas escolares que virão no próximo ano pós-pandemia, certamente não é a melhor estratégia para que nossos estudantes alcancem um ano letivo de crescimento e desenvolvimento a qualidade de vida que buscamos precisa ser construída dia-a-dia, na educação também!
Meu filho está preparado para o ano letivo do Ensino Fundamental em 2021?
Quando pensamos em avaliar uma criança em idade pré-escolar, por exemplo, devemos ter em mente que antes de aprender a ler e escrever, existe um conjunto de pré-requisitos que a criança deve desenvolver para a proficiência da leitura e da escrita. O conhecimento de como a criança em idade pré-escolar está frente a estes pré-requisitos, nos dá informações valiosas. Assim, não é preciso aguardar que as dificuldades apareçam, pois os conhecimentos da neurociência possibilitam que consigamos intervir de forma eficiente e instrumentalizar as crianças para o que elas já possuem capacidade cognitiva de fazer.
>> Leia aqui: como melhorar o desempenho escolar das crianças
Não estamos querendo de forma alguma, pressioná-las, ou colocá-las em uma situação desconfortável para “testar suas capacidades”. Não! A avaliação neuropsicopedagógica da criança com 5 e 6 anos oferecida pelo Saberes Apoio Educacional, é composta de brincadeiras, games interativos, e testes padronizados onde a criança estará sendo avaliada sem nem mesmo perceber que está.
E é neste clima de desafios e companheirismo que a profissional com experiência em educação e desenvolvimento infantil estará percebendo potencialidades na criança, pensamentos que ainda não foram consolidados e comportamentos frente à interação com determinados conhecimentos que serão fundamentais para seu processo de alfabetização. A partir daí, um planejamento de intervenção individualizado será feito para que a criança desenvolva as habilidades necessárias para continuar, no próximo ano, traçando seu caminho na construção do aprendizado.
É possível, sim, minimizar os prejuízos deste ano atípico e potencializar habilidades visando o processo de alfabetização e autonomia da criança. Desafios, reflexões, momentos lúdicos e jogos em família constituem o plano de intervenção do Saberes Apoio Educacional, que vem ganhando força junto às famílias que buscam serviço especializado para o que há de mais importante …o futuro de seus filhos!
>> Alfabetização, veja os sinais que requerem atenção
O Saberes Apoio Educacional atua em diversos âmbitos do desenvolvimento infantil:
AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA:
Demonstra, de uma forma quantitativa e qualitativa, como o estudante está nos mais diversos âmbitos de sua aprendizagem e desenvolvimento levando em consideração a sua faixa etária;
INTERVENÇÃO:
Investe nas potencialidades de cada criança e intervém naquelas habilidades que, por alguma razão, foram menos estimuladas;
POTENCIALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO:
São atividades planejadas e com embasamento científico para um processo de alfabetização pleno;
APOIO EDUCACIONAL:
Suporte para as famílias e construção e fortalecimento do elo entre escola e os diferentes profissionais que atuam no atendimento multiprofissional da criança.
ATENDIMENTO CLÍNICO
Com ênfase em TDAH, Dislexia, Discalculia, Disgrafia e Disortografia.
Leu até aqui e quer saber mais ou quem sabe marcar uma avaliação para o seu pequeno(a)?
Clique aqui ou na imagem abaixo e agende pelo Whats:
Adicione Comentário