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A audição é um sentido de fundamental importância para o ser humano porque é por meio dela que as pessoas se relacionam com mundo; é através do ouvir que o indivíduo realiza a identificação, reconhecimento e distinção dos sons, o que lhe confere, secundariamente, a capacidade de produzi-los na fala.
Da oitava a nona semana de gestação a cóclea, que é o “órgão da audição” já está sendo formada. A partir da 20ª semana é cientificamente comprovado que os bebês já conseguem receber estímulos acústicos. Sendo assim, a fala dos pais, músicas e outros sons externos são ouvidos pelo feto e causam reações a ele, como alterações em seus batimentos cardíacos, sucção de dedos ao ouvir uma voz conhecida. Nessa fase a audição do bebê já pode ser estimulada através de músicas a serem colocadas para ouvir na barriga e da voz dos pais.
Quando o bebê nasce, todos os órgãos envolvidos na audição estão prontos (orelha externa, orelha média, orelha interna e nervo auditivo). Depois do nascimento, ele continua recebendo os estímulos auditivos, porém as reações a eles são diferentes conforme a idade/ fase em que se encontram.
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O que esperar do bebê em cada fase do desenvolvimento, em relação à audição e linguagem:
0 a 3 meses
- O bebê reage para sons altos, apresentando sobressalto, susto com sons fortes e inesperados;
- Acalma-se com a voz da mãe ou familiar;
- Modifica o padrão de sucção (chupeta, seio materno ou mamadeira) ao ouvir a voz da mãe ou familiar;
- Inicia de forma rudimentar o movimento de busca d fonte sonora;
- Chora quando quer alguma coisa, como forma de se comunicar.
4 a 6 meses
- Observa-se com mais facilidade a atenção/alerta aos sons;
- Move os olhos em direção aos sons, procurando-os;
- Reconhece mudanças na tonalidade da voz da mãe ou do pai;
- Presta atenção à música e a brinquedos que emitem sons;
- Inicia o balbucio, brincando com a produção de sons sem sentido (BA, BE, LA).
- Com seis meses o balbucio modifica-se, passando para a produção de sons com padrões de repetição e algum significado.
7 a 9 meses
- Reage de maneira diferente para sons fracos e fortes;
- Utiliza o balbucio como forma de atrair e chamar atenção;
- Localiza e reconhece sons familiares;
- Já pode atender ao próprio nome quando é chamado;
- Bate palmas e joga beijos quando solicitado;
- Reclama quando contrariado;
- Inicia a emissão de sons que são produzidos pelo adulto e sons de animais durante as brincadeiras.
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1 a 2 anos
- Associa sons à objetos;
- Entende comandos simples e reconhece algumas palavras (“não”, “papá”, “mamãe”, “papai”);
- Inicia a produção das primeiras palavras, sendo que uma mesma palavra pode representar várias ideias;
- Aponta para brinquedos e alimentos favoritos quando solicitado.
18 a 24 meses
- Entende frases simples;
- Atende a ordens simples quando solicitada, como buscar algum objeto familiar;
- Reconhece e aponta as partes do corpo sem a necessidade de gestos ou pistas visuais;
- Começa a utilizar frases curtas compostas por duas palavras;
- O vocabulário aumenta para cerca de 20 a 50 palavras.
2 a 3 anos
- Atende e realiza ordens compostas quando solicitada;
- Responde corretamente a perguntas feitas por outras pessoas;
- Consegue sentar e escutar histórias e músicas simples, porém com um tempo de atenção curto;
- Ocorre um aumento importante do vocabulário falado;
- A criança se comunica com sentenças simples;
- Assiste televisão com volume normal;
- A fala já deve ser entendida por adultos que não estão em contato direto com a criança;
- A criança é bastante possessiva e tem dificuldade de compartilhar objetos com outras crianças.
3 a 4 anos
- A criança ouve e atende quando chama de outro cômodo da casa;
- Responde a perguntas com “quem”, “onde” e “o que”;
- Tem noção de “frente” e “trás”;
- Conhece as cores e as formas geométricas;
- Utilizar frases de 3 a 4 palavras;
- Faz relato de pequenas histórias.
- Gosta de cantar e brincar com palavras e sons.
- Brinca com outras crianças e já sabe esperar a sua vez no jogo;
- Faz muitas perguntas.
3 a 5 anos
- Fala todos os sons da língua, mas ainda pode ter dificuldades nos encontros consonantais. Ex: “braço”, “blusa”;
- Mantem uma conversa;
- Consegue lembrar situações passadas e contar sobre elas;
- Conta histórias simples e ao ouvi-las presta atenção e faz perguntas sobre elas;
- Gosta de brincar em grupo, de imitar personagens e brincar de faz-de-conta;
- Escuta e entende o que foi falado;
- É curiosa e ansiosa para mostrar o que aprendeu e o que sabe fazer.
5 a 6 anos
- Tem noção de tempo (amanhã, ontem, hoje, antes, depois, dias da semana, manhã, tarde, noite, primeiro, segundo, terceiro);
- Identifica letras do próprio nome, conhece os números e inicia o interesse pela leitura e escrita;
- Mantem um diálogo;
- Fala todos os sons da fala e palavras de forma correta.
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São muitos os fatores ambientais que podem influenciar positivamente no desenvolvimento auditivo e de linguagem.
A criança vai desenvolver-se melhor estando em um ambiente estimulador, com adultos e outras crianças interagindo com ela de forma prazerosa nas atividades de vida diária, brincando!
Sabendo o que esperar do bebê e da criança em cada fase da vida, tendo claro o que é esperado em cada faixa etária, fica mais fácil para a família detectar e “ligar o alerta” para atrasos relacionados ao desenvolvimento infantil, que precisam ser investigados, sempre!!
Nós da PróAudi podemos te ajudar, entre em contato conosco se tiver alguma dúvida em relação ao desenvolvimento auditivo e de linguagem do seu filho!
PróAudi Cruz Alta
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