A vitamina D é de grande importância para o nosso organismo, principalmente na regulação da concentração de cálcio e fósforo, favorecendo a absorção desses minerais no intestino e regulando as células que degradam e formam os ossos, mantendo os seus níveis no sangue.
Principais funções
– Fortalecimento de ossos e dentes
– Prevenção da diabetes
– Melhora do sistema imunológico
– Reduz a inflamação no organismo
– Melhora da saúde cardiovascular
– Fortalecimento muscular
>> Quando fazer um check up médico e por que?
Sintomas da Vitamina D baixa
A deficiência de vitamina D pode causar alterações ósseas. Além disso, alguns estudos científicos relacionaram a sua deficiência com maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer, diabetes mellitus e hipertensão.
Entre os sintomas mais comuns estão:
Falta de energia
Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, faça exames, pode ser que a dita cuja esteja em baixa no seu organismo.
Dormir já não é tão comum assim
A falta dessa vitamina também se associa aos distúrbios do sono como insônia e apneia. Nesse aspecto a sensação de cansaço do item acima piora.
Sistema imunológico fraco
Ela mantém o sistema imunológico forte. Quando ela está em baixa ele tende a ficar mais propenso a doenças e infecções e assim luta contra doenças, gripes e resfriados.
Dores musculares
Desconforto nas articulações e na estrutura óssea e dores musculares. Além disso, dores na coluna lombar também são muitos comuns. Inclusive, segundo uma série de estudos, essa queda pode estar relacionada à osteoporose (perda acelerada de massa óssea).
Ansiedade e depressão
Como assim? A gente explica: a vitamina D influencia na produção de serotonina (neurotransmissor responsável por, entre outras coisas, manter nosso sistema nervoso em equilíbrio).
Dicas para aumentar
Para produzir quantidades adequadas de vitamina D, as pessoas devem permanecer no sol por pelo menos 15 minutos por dia. Além da exposição ao sol, a vitamina D pode ser obtida através de fontes alimentares, como óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, truta e sardinha, gema de ovo e fígado.
Importante monitorar os níveis de vitamina D no sangue, pois baseado nisto, o médico pode estabelecer uma conduta que se enquadre ao paciente.
Para agendar o seu exame de Vitamina D sem burocracia, clique na imagem:
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS BISSO
Rua Coronel Martins, 984 | Cruz Alta/RS
(55) 3322-7450 | Clique aqui para acessar o site
Adicione Comentário