fbpx
Cuidados da Estação Vitale

Quando fazer um check up médico e por que?

Vamos ao Check-up?
Saúde sempre em dia com o check up laboratorial! 

O final de ano está chegando e nada melhor do que curtir as festas com a família e os amigos sem preocupação, não é mesmo? Principalmente quando a pauta da vez é a nossa saúde. Então, a melhor forma de saber como ela está é fazendo o famoso check-up.

Afinal que check-up é esse?

O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames clínicos pontuais com a finalidade de analisar a condição de saúde ou o diagnóstico precoce de doenças que ainda não tenham apresentado sintomas.

Formado por exames laboratoriais que deveriam ser feitos de forma periódica – de 6 em 6 meses, ainda mais considerando o ritmo frenético de vida, o que por usa vez pode acarretar sérias consequências à saúde (física e mental) -, o check-up pode fazer a diferença na vida.

>> Dicas práticas para fortalecer a imunidade 

Com esses exames é possível avaliar o estado geral da saúde, já que, depois de realizados, serão avaliados pela equipe médica, levando em consideração cada item que varia de pessoa para pessoa, importando sexo, idade, tipo de atividade, hábitos de vida e histórico familiar.

Muitas patologias não apresentam sintomas e é justamente esta uma das funções dos exames, principalmente dos de check-up: identificar as doenças silenciosas. Este tipo de check-up possibilita uma triagem laboratorial através de exames complementares que, em conjunto com a avaliação médica, auxiliam na prevenção de doenças e na promoção da saúde para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo.

CONFIRA OS PRINCIPAIS EXAMES QUE INCLUEM O CHECK UP LABORATORIAL:

– HEMOGRAMA
Contagem dos elementos do sangue que auxiliam na detecção de doenças como da anemia, da leucemia, de infecções e de inflamações.

– COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES
Ele determina os níveis de Colesterol Total (CT), Triglicerídeos (TG) e Colesterol da Lipoproteína HDL (HDL-C) na corrente sanguínea.

Descubra agora quais os exames que detectam o câncer de próstata

Este exame de sangue ajuda a determinar o risco de obstrução das artérias por formação de placas de gordura (aterosclerose).

– GLICOSE
Mede o nível de glicose no seu sangue. A glicose é do grupo de açúcares simples, serve como fonte de energia e está presente nas frutas, arroz, batata e mandioca. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

– URÉIA E CREATININA
Testados através de uma amostra de sangue, os níveis de ureia servem para avaliar a função renal.

– EXAME DE URINA
A análise da urina serve para ver de forma microscópica as células, bactérias e cristais eventualmente presentes e, de forma química, avaliar a glicose, as cetonas e as proteínas.

– ÁCIDO ÚRICO
Feito a partir de uma amostra de sangue ou de urina, analisa os níveis elevados de ácido úrico que podem se acumular nas articulações causando intensa dor, a conhecida “gota”.

– TGO, TGP E GGT
São exames de rastreio para identificação de alguma doença oculta do fígado e/ou das vias biliares, considerando alterações hepáticas.

– FERRO
Avalia a falta ou excesso do elemento no sangue, servindo como parâmetro para avaliação de anemias, transporte de ferro e hemocromatose.

– ÁCIDO FÓLICO
Mede o nível de vitamina B9 no organismo, que previne anemia, depressão e doenças cardíacas.

– VITAMINA D
Ela é responsável pela saúde de nossos ossos e por tem um papel importante na força muscular. Em casos graves, a falta dela pode levar a ossos finos e quebradiços ou deformados.

Partiu marcar o check up?

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS BISSO
Rua Coronel Martins, 984 | Cruz Alta/RS
(55) 3322-7450 | Clique aqui para acessar o site