fbpx
Medicina

Tudo sobre a Malária, doença de Camila Pitanga e sua filha

Mãe e filha passam bem e seguem tratamento
Malária, já ouviu falar? Embora rara ela ainda existe. Leia para saber mais:

A atriz Camila Pitanga achou que pudesse estar com Covid-19, porém o seu infectologista em conversa inicial suspeitou de malária, então realizou os testes e chegou o resultado positivo. Ou seja, Camila  e sua filha Antonia, de 12 anos testam positivo para a doença – malária.  Em seu perfil do Instagram ela contou sobre o processo de descoberta da doença, mas tranquilizou os fãs explicando que tem cura.

Uma amiga minha suspeitou que esses picos de febre estavam associados ao fato de estar em isolamento social numa zona de Mata Atlântica no litoral de São Paulo. Podia ser malária. Fui indicada a conversar com dois infectologistas”, conta a atriz em parte do relato publicado no Instagram….

Saiba mais sobre a malária:

 

Descubra tudo sobre o novo tipo de HIV descoberto

 

Malária, o que é?

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Qualquer um pode contrair a doença e quem já teve pode se tornar imune parcialmente, ou seja, com poucos ou nenhum sintoma.

Quais são os sintomas

A maioria dos infectados têm manifestações mais características, como náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. Geralmente os demais sintomas são:

– febre alta
– calafrios
– tremores
– sudorese
– dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.

Malária e as suas complicações

A malária grave caracteriza-se por um ou mais desses sinais e sintomas:

– prostração
– alteração da consciência;
– dispnéia ou hiperventilação
– convulsões
– hipotensão arterial ou choque
-hemorragias;

O diagnóstico

O diagnóstico correto da infecção malárica só é possível pela demonstração do parasito, ou de antígenos relacionados, no sangue periférico do paciente, pelos métodos diagnósticos especificados a seguir:

– Gota espessa
–  Esfregaço delgado
– Testes rápidos
– Técnicas moleculares

>> Desvende tudo sobre HIV/AIDS 

 

O Tratamento

Após a confirmação da malária, o paciente recebe o tratamento em regime ambulatorial, com comprimidos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato.

O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante; a idade e o peso do paciente; condições associadas, tais como gravidez e outros problemas de saúde; além da gravidade da doença.

Como ocorre a trarsmissão?

A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, em menor quantidade. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio.

Prevenção da malária

Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão:

– uso de mosquiteiros
– roupas que protejam pernas e braços
– telas em portas e janelas
– uso de repelentes.