fbpx
Medicina Vitale

Descoberta de novo tipo de HIV pode resultar em tratamentos inéditos

Blood sample positive with HIV
Eis um passo muito importante da ciência para novas possibilidades de tratamento da Aids.

Pela 1ª vez em 20 anos, uma nova cepa do vírus HIV (causador da AIDS) foi descoberto por cientistas segundo publicação do periódico científico JAIDS (Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes). E NO QUE ISSO AJUDA?

Simples, em conter futuros surtos e planejar novas formas de tratamento. Ou seja, agora identificada, a cepa será acompanhada de perto por especialistas o que pode ajudar a conter novas pandemias virais e criar novos medicamentos e até mesmo vacinas.

Leia também: Sexo e infecção urinária, o que isso tem a ver?

MAIS SOBRE A DESCOBERTA

A descoberta é fruto de um programa da Abbott que já dura 25 anos e que tem como objetivo monitorar o HIV e o vírus da Hepatite. Desde o começo da empreitada, a empresa coletou mais de 78 mil amostras de vírus e identificou mais de 5 mil subtipos distintos.

CURIOSIDADES SOBRE O HIV

– Segundo imunologistas a cura da Aids está distante, mas descobertas como essa são importantes para ampliar as possibilidades de tratamento.

– Hoje, todos os medicamentos controlam o vírus para que ele não se multiplique, mas se o paciente parar de tomar o remédio o vírus volta a se multiplicar e ataca o sistema imunológico cada vez com mais força.

Tudo que você precisa saber sobre a Aides, leia aqui.

– A ideia é que até 2030 não tenhamos novos casos de Aids no mundo. Essas pesquisas podem fazer com que os portadores cheguem a uma concentração tão baixa que não transmitam mais o vírus a nenhuma outra pessoa, seja por sangue, por seringa compartilhada, por ato sexual, ou de uma mãe grávida para o bebê.

MANTENHA-SE VIGILANTE
Como se pega o HIV?

  • Fazendo sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal);
  • Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;
  • Da mãe para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação.

Tags