fbpx
Medicina

Entenda a diferença entre fratura, luxação e entorse

Quando um acidente ocorre você sabe a diferença entre fratura, luxação ou entorse? Siga lendo para descobrir:

Você já machucou algum osso ou articulação do corpo? Ao ter um impacto direto, nossos ossos podem sofrer alguma lesão e na urgência é preciso atenção ao identificar o tipo de lesão.

Bem diferentes uma da outra, fratura, luxação, fissura e entorse precisam de cuidados específicos. Para acabar com essa dúvida de uma vez por todas conversamos com o Médico Traumatologista – Eduardo Pilar Cezar | CRM 15475 RS que vai nos explicar as principais diferenças e os tipos de tratamento para cada lesão.

Siga lendo este conteúdo e compartilhe com os amigos.

Afinal o que define uma FRATURA?

É quando ocorre uma solução de continuidade no osso, ou seja, quando ele quebra.

Os nossos ossos existem para dar estrutura ao corpo, eles nos mantêm ereto, ajudam no deslocamento e protegem os órgãos. Por essas e outras, não é de admirar que sejam fortes.

Quebrei e agora como trato?

O tratamento para um osso quebrado varia de acordo com a gravidade e a localização do corpo. Muitas quebras ou fraturas requerem imobilização (em gesso, ortese ou fibra de vidro), o objetivo é segurar as peças quebradas e permitir que os novos ossos “consolidem” as extremidades separadas.

Em casos graves, os ossos quebrados precisarão ser consertados através do uso de placas  ou hastes metálicas aplicados internamente ou externamente. Cada caso é um caso, siga o que o seu médico indicar.

LUXAÇÃO

Nesse caso ocorre a perda da congruência articular, ou seja, a articulação sai do lugar. Geralmente é uma situação séria, pois para que isso ocorra é necessário haver um grau de lesão ligamentar significativa.

Geralmente são muito dolorosas e podem causar danos adicionais aos nervos ou tendões se não reduzidas imediatamente (colocadas no lugar). Os sintomas de um osso deslocado podem incluir inchaço, hematomas e dor. As luxações mais comuns afetam tornozelos, joelhos, ombros, quadris, cotovelos, dedos e mandíbula.

Como tratar a luxação?

O tratamento pode incluir o reposicionamento do osso na articulação, analgésicos ou anti-inflamatórios, tipoia, órtese ou tala. Caso seja grave pode demorar cerca de semanas ou meses para recuperar o movimento por completo.

Fratura-luxação:
Quando ocorre uma fratura associada à uma luxação. Ou seja, quando o paciente sofre com a articulação fora do local e também com a quebra do osso.

ENTORSE

Aqui ocorre um trauma por mecanismo torsional, podendo ser de primeiro grau: existe apenas uma distensão das fibras ligamentares, mas sem ruptura. De segundo grau: há uma lesão parcial das fibras ligamentares. De terceiro grau: há uma ruptura completa das estruturas ligamentares de uma determinada articulação.

Esse tipo de lesão afeta os tecidos fibrosos que fazem a conexão de dois ossos na articulação. É comumente provocada por um movimento atípico, em geral, rotacional. Quando ocorre essa movimentação inadequada, os ligamentos podem sofrer um estiramento, que ocorre quando o tecido se estica além da sua capacidade. Como consequência, pode acontecer a ruptura parcial ou total deles.

Tratamento para a entorse

Vale manter o pé elevado evitando assim que o inchaço piore. Aplicar uma compressa de gelo na área afetada e deixar por uns minutos também é benéfico. Faça alongamentos suaves para melhorar a circulação do sangue e a amplitude de movimentos.

Se você ainda tem dúvida, ou quer agendar uma consulta,
clique aqui ou na imagem abaixo: