fbpx
Medicina Vitale

Diabetes sem medo da insulina

Não tem motivos para temer a insulina. Entenda o motivo:

Conhecendo melhor a injeção do bem e como aplicar e proceder com o avanço da tecnologia

Após ser diagnosticado como diabético, principalmente tipo 1, o paciente precisa entrar, o mais rápido possível, com a insulina. Ela é um hormônio naturalmente produzido pelo pâncreas. Nesse caso como sua produção é mínima, ela precisa ser aplicada.

Veja como controlar a Hiperglicemia causada pela Diabetes

COMO APLICAR A INSULINA

Devem estar longe das articulações (juntas), nervos e grandes vasos sanguíneos. O diabético mesmo pode fazer a aplicação de seu medicamento. Após escolher e limpar o local, é preciso segurar o aplicador em um ângulo de 90° introduzindo a agulha inteiramente. A aplicação deve ser feita de forma suave e contínua. Ao final, deve-se esperar cerca de 10 segundos, retirar a agulha de uma vez só e pressionar um algodão embebido em álcool no local.

***Hoje existem aparelhos que tem o formato de uma caneta, um pouco maior, mais largo e que carregam um pequeno cartucho substituível que facilita transportar o remédio consigo. Outra saída são as bombas de infusão de insulina que liberam o medicamento 24h por dia através de um pequeno tubo e uma cânula (conhecidos como o conjunto de infusão) colocados sob a pele.

Leia também: 5 fatos que você precisa saber sobre Diabetes na infância

O ARMAZENAMENTO DA INSULINA

Essa é uma das partes mais importantes. A insulina é muito sensível à luz direta e a temperaturas extremas. Nunca pode ser congelada, deve ser mantida na geladeira ou à temperatura ambiente (15° a 30°C), em local fresco e longe da luz solar direta.

E lembre-se, tome muito cuidado com sua insulina, pois ela é vital. Respeite os horários e doses da aplicação, qualquer problema ou dúvida consulte um médico e continue ligado na nossa série Diabetes sem medo.

2 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

    • Olá Eva, obrigada por seguir os nossos conteúdos!
      É justamente esse o objetivo, facilitar a vida dos leitores.

      Respondendo o teu questionamento:
      A banana tem baixo índice glicêmico, ou seja, não tem potencial para provocar o aumento da glicose.
      Mas, por exemplo, por incrível que pareça a melancia mesmo com poucas calorias, tem alto índice glicêmico e pode provocar picos de açúcar no sangue.

      Sempre é válido conversar com o médico e/ou com a nutri sobre esses fatores, para não errar!
      Abraço e continue nos acompanhando!