fbpx
Medicina Vitale

Aspirina como um remédio para dor de cabeça do tipo tensão

aspirina e dor de cabeça

Uma dor de cabeça do tipo tensão (TTH) é geralmente de leve a moderada e muitas vezes é descrita como sentir alguém apertando o entorno da cabeça. É o tipo mais comum de dor e afeta 1 em cada 5 pessoas em todo o mundo. É dividido em 3 episódios: infrequente, que ocorre quando há menos de uma dor de cabeça por mês; Episódios frequentes, 2-14 dias de dor de cabeça por mês; E TTH crônica que ocorre quando uma pessoa tem 15 dias de dores de cabeça por mês ou mais.

Um estudo publicado na Cochrane Database of Systematic Reviews examinou se a aspirina é segura e eficaz como tratamento para episódios de cefaleia do tipo tensional. Os estudos revisados ​​foram aleatorizados, em dupla ocultação, controlados por placebo, onde a aspirina oral foi administrada para o alívio sintomático de TTH. Os participantes tiveram que ter 18 anos ou mais e foram escolhidos através de bancos de dados de busca como o Registro Cochrane Central de Ensaios Controlados, MEDLINE, Embase e o Oxford Pain Relief Database, durante setembro de 2016. Para analisar os dados, os resultados calculados foram os (RR), número necessário para tratar um resultado benéfico adicional (NNT), um resultado adicional prejudicial (NNH), ou para prevenir um evento (NNTp). Os participantes foram divididos em dois grupos de diferentes dosagens, um que recebeu a aspirina oral e outro que foram comparados com o grupo placebo. 1812 participantes consumiram 1000 mg de aspirina e 767 no grupo placebo e, em seguida, outro grupo de 405 participantes que receberam um comprimido de aspirina 500 mg e 650 mg da pílula placebo.

Os resultados mostraram que aqueles com 2-14 TTH por mês sentiu bom alívio da dor de tomar aspirina 1000 mg. No entanto, o estudo não relatou que os participantes tiveram qualquer alívio da dor em duas horas. Para o grupo de 1000 mg de aspirina, aproximadamente 10 participantes de cada 100 usaram analgésicos adicionais em comparação com 30 em 100 no grupo placebo. Além disso, 55 em cada 100 participantes relataram estar “satisfeitos” com o tratamento em comparação com o grupo placebo, onde apenas 37 em cada 100 relataram um sentimento de satisfação. Por último, 15% dos participantes que consumiram 1000 mg de aspirina e 15% do grupo placebo declararam terem efeitos colaterais após uma dose, portanto, nenhuma diferença nos resultados pode ser comparada para este resultado.

Em conclusão, uma dose única de aspirina de 500 mg e 1000 mg proporcionou algum alívio em relação ao uso menos frequente de outros medicamentos, entretanto, a qualidade da evidência entre o grupo de aspirina e placebo foi muito baixa, resultando em resultados imprecisos. Experiências futuras relacionadas com TTH devem ser conduzidas como dores de cabeça são uma doença comum que as pessoas lidam com e interfere com sua rotina diária, agindo como uma deficiência.

Escrito por: Seema N. Goolie, BSc