
O armazenamento inadequado afeta diretamente a qualidade e a estabilidade dos medicamentos, pode resultar na diminuição da potência terapêutica e colocar a saúde em risco. Para pacientes com doenças crônicas como diabetes ou problemas cardíacos, uma dose danificada é sinal de perigo. Sem os cuidados indicados, os medicamentos podem mudar e adquirir potenciais efeitos danosos, e nem sempre as alterações são de fácil percepção. Com alguns cuidados bem simples podemos resolver o problema.
Recomenda-se que sejam, no mínimo, armazenados a uma temperatura controlada de 20 a 25ºC. Sabe-se que cada medicamento tem sua própria faixa de tolerância (encontrada na bula). Então levá-los dentro do porta malas ou porta luvas do carro não é adequado. A melhor coisa a fazer é manter os medicamentos em uma bolsa separada e junto de si ao viajar. Outro local muito comum de se guardar a caixinha de medicamentos é o banheiro. E saiba que este é o pior lugar para deixá-los, por causa da alta umidade e variações na temperatura. Em vez disso, reserve um espacinho para eles em qualquer outro local da casa, desde que seja um ambiente fresco e seco. Algumas pessoas fazem uso daqueles separadores de medicamentos, que ajudam a assegurar as doses diárias. Eles também seguem a regra, porém é preciso ainda mais cuidado por estarem expostos.
Não se engane com “ambientes facilitadores” ou rótulos de “embalagens protetoras”, a melhor proteção é mantê-los na embalagem original de fábrica. Outra dica é adquirir recipiente de resfriamento que irá manter o remédio na temperatura adequada durante a viagem. Lembre-se, manter medicamentos a salvo é qualidade de vida. Agora sim, medicamentos ok.
Litiérri Razia Garzon
Graduada em Farmácia
Especialização em Análises Clínicas
Mestranda em Ciências Farmacêuticas e Toxicológicas

























Adicione Comentário