Começar a praticar exercícios é um passo fundamental para manter sua saúde e a qualidade de vida. Contudo, durante a prática, deve-se atentar a um fator pouco estimado, mas de extrema importância para o real proveito do treino: a respiração adequada. Esse cuidado exige certa atenção no começo, mas logo se torna automático para o corpo. Por isso recomenda-se que o processo seja acompanhado por profissional.
Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates – Eliandra Telles não há nada mais revigorante e relaxante do que inspirar profundamente e depois soltar o ar calmamente, ela adianta que a respiração é um processo biológico e involuntário.
“A respiração pode ser influenciada e influenciar nossos pensamentos, emoções e padrões de movimento. Respirar profundamente de forma orientada promove relaxamento, melhora a concentração, percepção e a conexão entre corpo e mente”, diz Eliandra.
>> Dor nas costas? Clique e confira alguns alongamentos para amenizar o problema.
Afinal, qual a melhor forma de respirar durante o treino?
Existem duas maneiras comuns de respirar: pelo tórax ou pelo diafragma, a mais saudável e indicada para os mais diversos atividades é a respiração pelo diafragma, ou seja, quando a barriga estufa e não o peito. Esse tipo de respiração auxilia no controle do seu nível de estresse e exige menos gasto energético do corpo, o que facilita ao canalizar a força durante o exercício. Ademais, no geral a respiração pelo nariz é mais saudável, já que o ar chega puro e úmido aos pulmões e também recomenda-se expirar no momento de maior esforço e inspirar no retorno.
Respire!
Muitas pessoas no intuito de se concentrarem no exercício trancam a respiração no momento da força, mas isso não é correto, pois aumenta a pressão arterial e pressão no tórax, além de todos os fatores mencionados a cima.
Como aplicar a respiração durante a prática de Pilates?
Segundo Eliandra, “a respiração correta é ligada essencialmente aos movimentos do Pilates e garante maior consciência corporal, concentração eficiência no funcionamento do corpo”.
Ela ainda acrescenta que no Pilates todos os exercícios acompanham uma inspiração e expiração completas que determinam o ritmo e o tempo de duração do exercício. “Inspiramos pelo nariz expandindo o diafragma e expiramos pela boca contraindo abdômen. A respiração e o movimento são inseparáveis para preservar a vida e a longevidade”, finaliza.
Eliandra Telles demonstra algumas técnicas de respiração, confira:
Adicione Comentário