fbpx
Covid-19

Uso de óculos pode reduzir o contágio por coronavírus, segundo estudo

O uso de óculos pode impedir o contágio pelo coronavírus
O Coronavírus está aí e será mesmo que quem usa óculos tem menor chance de contágio? Desvende agora:

Todos os dias muitos e novos estudos são publicados sobre o coronavírus. Cabe a nós compreender que, cada um desses é um passo importante para barrar a Covid-19 de todas as formas possíveis. Se você leu o título e está curioso, a gente explica:

Um estudo feito na Índia apontou uma possível relação entre o uso de óculos e a contaminação pela Covid-19. De acordo com o estudo pessoas que utilizam o acessório podem reduzir entre 2 a 3 vezes o risco de contrair a doença.

>> Posso pegar Covid-19 duas vezes? 

Entenda o motivo:

Os pesquisadores explicam que tudo se trata de hábito e não de alguma possível propensão genética. Os óculos impedem (de certa forma) que haja contaminação pelos olhos, já que esta é uma via importante para propagação viral.

O estudo levou em conta um grupo de 304 pacientes de Covid-19, mas concluiu que 58 entre eles utilizavam óculos (escuros ou regulares) sempre que saíam de casa, o que é cerca de 20% da amostra. O artigo também leva em conta que 40% da população indiana utiliza óculos, o que os levou a concluir que há um aspecto protetor no uso do acessório.

“O papel protetor dos óculos foi entendido como estatisticamente significante, se eles forem usados por um grande período do dia (mais de 8 horas). Tocar e esfregar os olhos com mãos contaminadas pode ser uma rota de infecção significante para infecção pelo vírus”, aponta o artigo.

Fatores limitantes neste resultado

O principal é a incidência do coronavírus entre a população mais pobre, que precisa se expor para sobreviver e tem menos acesso à informação sobre como se proteger, é maior do que entre os mais ricos, que podem se isolar. Eles também observam que na Índia, a população economicamente mais frágil tende a usar óculos com menos frequência, o que pode criar um viés no estudo.

Além disso, os pesquisadores também admitem que a amostra de pouco mais de 300 voluntários é pequena demais para uma conclusão ampla e que o tempo de realização do estudo foi curto demais. Também não foi possível medir esse impacto durante um momento de pico da pandemia, então os pesquisadores sugerem o desenvolvimento de novos e maiores estudos que possam trazer mais informações sobre o assunto.

PROTEJA-SE 

  • Utilize corretamente a máscara;
  • Higienize as mãos com água e sabão/sabonete ou álcool gel diversas vezes ao dia;
  • Mantenha a distância de 2 metros de outras pessoas;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço e não com as mãos. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Faça a limpeza do ambiente com água sanitária, detergente ou álcool 70% diversas vezes ao dia, principalmente celulares, computadores, maçanetas e mesas;
  • Mantenha os ambientes arejados em casa, no trabalho e no transporte público ou privado;
  • Caso apresente sintomas, evite contato com os demais, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias;
  • Estabelecimentos comerciais, empresas e indústrias devem seguir as recomendações de higienização do ambiente e estimular entre os colaboradores e clientes o uso de máscara, álcool gel e distanciamento de 2 metros;

Todas as novidades da ciência sobre a Covid-19 você encontra aqui.