O seu filho ou filha está começando o processo de alfabetização e você tem dúvidas de como esse processo pode ser mais eficiente? Estamos aqui para te tranquilizar e guiar nessa jornada que requer orientação, entenda o porquê:
Assim como a fala, o processo de leitura é específico da espécie humana, mas existe uma diferença. Não basta expormos a criança aos textos e histórias, a estimulação adequada e a mediação desta aprendizagem por leitores proficientes são fundamentais na alfabetização.
É importante que professores e pais admitam que a leitura é uma atividade mental altamente complexa e organizada. (…) As interpretações espontâneas e de senso comum não são suficientes. Do mesmo modo que não nos contentamos com opiniões sobre o funcionamento do coração ou ação de vitaminas, mas recorremos a especialistas, a comunidade da Educação deve considerar e recorrer aos trabalhos científicos sobre a leitura. (Observatoire National de La Lecture, Centre National de Documentation Pédagogique, 2001).
>> Descubra como melhorar o desempenho escolar do seu filho
As famílias e os professores tem papel valioso na identificação de qualquer sinal de dificuldade que possa afetar o aprendizado infantil. Veja alguns sinais que requerem atenção:
– Atrasos na fala
– Desinteresse pela leitura, pelo mundo das letras e histórias
– Obstáculos em memorizar cantigas infantis
– Trocas de reconhecimento visual de letras e números
– Dificuldade em seguir ritmos e memorizar sequências de letras e números
– Inabilidade para jogos de quebra-cabeça e espacialidade
Quanto mais cedo esses sinais forem identificados e a criança encaminhada para orientação, mais facilmente ela ultrapassará as barreiras no processo de leitura e escrita. Com a estimulação adequada das habilidades consideradas pré-requisitos para a alfabetização, a criança desenvolve as competências desejáveis para o seu aprendizado, o que comumente provoca também uma melhora significativa na autoestima e autoconfiança junto ao ambiente escolar.
Intervenção precoce e individualizada
Trata-se do planejamento de atividades específicas para a aprendizagem de cada criança, levando em consideração suas potencialidades e preferências de forma a proporcionar o prazer pelo aprendizado e o gosto pela leitura, por exemplo. Atividades multissensoriais, lúdicas e cheias de propósito conquistam primeiramente a simpatia da criança e ao gostar e sentir-se segura por ter alguém lhe conduzindo de perto em cada desafio proposto, torna-se apta a aprender e superar suas possíveis dificuldades.
Assim, o ambiente voltado para os objetivos pedagógicos de cada estudante e que ofereça a atenção e dedicação exclusiva de uma profissional especialista no processo de aprendizado infantil, pode ser o degrau que faltava para que a criança evolua de forma mais consistente em suas capacidades.
Para obter essa orientação tão necessária entre em contato direto pelo Whats:
Adicione Comentário