Ela disse adeus à bengala
Fátima Mirian Trevisani, uma linda história de superação, determinação e sucesso com o exercício terapêutico
Era maio de 2014 quando um acidente vascular cerebral hemorrágico paralisou os músculos do lado esquerdo da Dona Fátima, 59 anos. A partir daquele momento a vida mudou completamente, “eu tinha problemas de movimentos do lado esquerdo, estava todo imobilizado, usava uma bengala e uma bota ortopédica, sinceramente, não desejo a ninguém o que eu passei” conta.
Em abril do ano passado, a Dona Fátima foi conhecer a Fit Sênior – Academia Terapêutica do Grupo Fit -, somente por curiosidade – segundo ela, mas se encantou e segue firmemente até hoje, todos as manhãs de segunda a sexta. “Cheguei e encontrei pessoas maravilhosas!”
É muito gratificante ver a evolução da Fátima porque ela evoluiu muito rápido conforme se passaram os meses. Ela chegou aqui de bengala e, após o tratamento de 06 meses, nos entregou a bengala de presente, como um prêmio pelo trabalho realizado.
comenta a fisioterapeuta da Academia Fit Sênior, Kauani Bastolla.
Kauani explica que o primeiro passo ao entrar na Fit Sênior é a avaliação do quadro dos pacientes com laudo e exames previamente feitos com o médico responsável, como foi no caso da Fátima. “A partir disso, elencamos os pontos a melhorar – como a fraqueza muscular, equilíbrio e rigidez. Neste caso específico da Fátima, o foco é concentrar todos os esforços no fortalecimento dos músculos, na mobilidade, alongamento e treinos voltados ao objetivo de voltar a caminhar sem o auxílio de suportes, ou seja, totalmente independente”, comenta a fisioterapeuta.
O vínculo é tão grande entre a Fátima e os profissionais da academia que é como uma segunda família, pois faça chuva ou sol, não importa o clima, a Fátima está lá, assídua de segunda a sexta-feira. “Ver ela caminhar da entrada até a academia sem precisar segurar nas paredes ou sem a bengala é uma evolução enorme e essa conquista nos deixa muito felizes. O que também é muito mérito da determinação dela”, fala Kauani.
Obstáculos existem e fazem parte do dia a dia, mas quando a força de vontade é maior do que as dificuldades impostas, todos ganham. Ganham aprendizado, coragem e motivação para seguir em frente.
É muito satisfatório vermos a força de vontade da Fátima em primeiro lugar, e, além disso, poder ajudar o próximo fazendo com que ele se sinta feliz é maravilhoso.
conta o educador físico da Academia Fit Sênior, Rodrigo Varonones.
Rodrigo comenta que os exercícios montados para a Fátima são técnicos e de acordo com a dificuldade que ela possui. “Eles são baseados em muito alongamento, que focam no fortalecimento dos membros que ficaram com sequelas devido ao AVC”.
“É importante salientar que a técnica e a força de vontade caminham lado a lado e que os benefícios do exercício terapêutico, além de melhorar a autoestima, são o condicionamento da saúde, o estimulo a felicidade e a cura de um modo natural, com base em movimentos e alongamentos específicos” explica Rodrigo.
FIT SÊNIOR ACADEMIA TERAPÊUTICA
(55) 3343-0856
Rua General Andrade Neves
Cruz Alta/RS
Adicione Comentário