O Outubro Rosa chegou para alertar os cuidados que devem ter contra o câncer de mama, ou seja, se você foi diagnosticada, é fundamental que saiba que não está sozinha e que com informação e tratamento adequado possui grandes chances de cura.
Confira os pilares do tratamento
O diagnóstico do Câncer de Mama traz consigo dificuldades que vão além do tratamento. O relacionamento com a família e o controle emocional são essenciais para a superação desse desafio. Mais um fator importante para que ocorra o movimento internacional de conscientização Outubro Rosa.
>>Esclareça aqui 9 dúvidas sobre o câncer de mama
A paciente
Após o diagnóstico, o sucesso do tratamento depende da colaboração do paciente. A realização de exames, consultas e processos como quimioterapia e radioterapia são desgastantes e exigem muita força de vontade. Muitas vezes ao descobrir a doença o paciente entra em choque, mas é preciso entender que a cura é uma realidade da maioria dos casos, e cada caso é um caso, mas todos tem tratamento.
O Profissional
Um bom oncologista é fundamental para que o tratamento e a recuperação aconteçam da melhor forma. Ter alguém que lhe entenda e oriente nesse momento é muito importante para a estabilidade emocional e para que o processo seja feito de forma correta. Pesquise e se informe antes de escolher o profissional que lhe acompanhará nesse processo.
>> Outubro Rosa, saiba mais
A família
A família é a base da superação. São as pessoas que sabem dar apoio no momento certo, reconhecem as principais necessidades, e dão força nos momentos em que é preciso. É importante saber reconhecer os sinais de que o parente precisa de apoio e estar disponível para dar atenção, compreensão, carinho e amor faz com o paciente saiba que não está sozinho.
O Psicológico
O psicológico torna-se peça fundamental após o momento do diagnóstico. Ter um espaço para conversa e para reflexão é fundamental no processo de compreensão do momento da vida e da passagem pela doença. Entender que as chances de cura são bem maiores e que a vida continua linda é muito importante para a recuperação e para continuar vivendo bem.
Adicione Comentário